Blogueiro foragido diz que paga advogados a 180 golpistas

O bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso em 2020 e em fuga desde dezembro, não informou a origem do dinheiro

por Vitória Silva seg, 30/01/2023 - 15:19
Reprodução/Instagram Oswaldo Eustáquio, golpista preso em 2020 Reprodução/Instagram

O militante bolsonarista Oswaldo Eustáquio gravou um vídeo ao lado de Rodrigo Gasparin, outro apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alegando que paga a assistência jurídica de 180 golpistas presos na operação de retomada de Três Poderes, após os atentados de 8 de janeiro. 

Eustáquio, que tem contra si uma ordem de prisão emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, não informou a fonte do dinheiro. O extremista também alega que os “patriotas” estariam sendo alvo de golpes financeiros, aplicados por advogados mal-intencionados. 

“Tem advogados que se dizem patriotas que estão extorquindo as famílias do nosso povo. Eu não vou deixar isso acontecer. Esses advogados que estão fazendo isso estão fazendo um mal para a sociedade, um mal para o nosso povo. Não caiam nesse golpe. Nós temos um grupo de mais de 180 advogados. Nós estamos pagando eles”, declarou o bolsonarista. 

Em entrevista publicada pelo site The Brazilian Report no começo de janeiro, Eustáquio disse que os golpistas planejavam invadir a Esplanada dos Ministérios no dia 5 de dezembro. Segundo ele, isso só não aconteceu porque os movimentos se desorganizaram. 

“Eu entendi que se a gente fosse para lá e a gente enchesse a Esplanada, o Bolsonaro ia decretar intervenção militar. Mas as pessoas não quiseram ir. Eles acreditaram nos militares. Os generais que traíram o povo”, disse. 

O blogueiro está foragido desde dezembro. O pedido de prisão foi feito pela Polícia Federal, após Eustáquio descumprir medidas cautelares. Ele foi preso em junho de 2020 por participar de atos antidemocráticos. 

No vídeo, gravado no último dia 23, Eustáquio afirma que a coordenação do trabalho dos advogados é feita por Gasparin, que afirma viver em Curitiba e ser integrante do grupo bolsonarista Aliança Pelo Brasil. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores