Políticos lamentam a morte de Glória Maria

A jornalista morreu na manhã desta quinta-feira (2)

qui, 02/02/2023 - 18:36
Reprodução/Instagram A jornalista Glória Maria Reprodução/Instagram

Políticos brasileiros lamentaram o falecimento da jornalista Glória Maria, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pela TV Globo, empresa pela qual ela trabalhava desde o início dos anos 1970. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembrou que Glória registrou, como repórter, “momentos marcantes do Brasil e do mundo”, que entrevistou “grandes nomes e deixou a sua marca na memória dos brasileiros e brasileiras”. “Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira”, externou. 

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva ressaltou o ícone de “personalidade marcante” que foi Glória Maria. “Uma das jornalistas mais emblemáticas na história do nosso jornalismo. O jornalismo de Glória Maria tinha marca inconfundível”. 

A ministra de Igualdade Racial Anielle Franco também lamentou a perda. Ela destacou a importância da representatividade de Glória Maria para as mulheres negras. “Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”, publicou. “Obrigada por tudo, Glória”, disse Anielle. 

Por sua vez, o ministro dos Estados dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida, também enalteceu a referência para a população negra que a jornalista foi no Brasil. “Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”. 

Já a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet pontuou, nos stories do Instagram, os caminhos que foram abertos para as mulheres por Glória. “Ela abriu caminhos para outras mulheres negras e lutou pela diversidade e representatividade na mídia. Seu legado de coragem e competência é uma inspiração para todas nós, mulheres. Descanse em paz, Glória Maria”. 

Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara afirmou que Glória Maria ainda “abrirá caminhos para muitas outras mulheres com o seu legado na comunicação brasileira”. 

COMENTÁRIOS dos leitores