Rosto do pai de Cid é visto em foto para vender relógio

Imagem foi um dos elementos que embasou o pedido de buscas na casa do general, nesta sexta-feira (11)

sex, 11/08/2023 - 13:58
Alesp/Reprodução Mauro Lourena Cid mostrou o próprio reflexo em foto usada em investigação contra ele Alesp/Reprodução

O reflexo do rosto do general Mauro Lourena Cid foi identificado pela Polícia Federal (PF) como o que aparece em uma imagem usada para negociação, nos Estados Unidos, de uma escultura que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu de presente. Mauro Lourena é o pai do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Os dois foram alvos da operação Lucas 12:2, da PF, nesta sexta-feira (11).

A imagem foi um dos elementos que embasou o pedido de buscas na casa do general. É possível ver ele segurando o celular na horizontal, com as duas mãos, para fazer o registro. Dentro da caixa fotografada, havia uma escultura de um coqueiro de ouro.

De acordo com a PF, uma troca de mensagens entre o pai e o filho aponta que o general chegou a pedir orientações ao tenente-coronel sobre onde levar o item para que fosse avaliado, além de outras joias. A escultura teria sido um dos presentes recebidos por Bolsonaro nos Emirados Árabes, em novembro de 2022, quando participou o encerramento do Seminário Empresarial da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Ainda segundo as investigações, Mauro Lourena Cid foi quem vendeu nos Estados Unidos o relógio rolex, recomprado depois pelo advogado Frederick Wassef para ser devolvido ao Tribunal de Contas da União (TCU), que iniciou uma investigação sobre o desvio dos presentes. As joias e outros itens recebidos enquanto o presidente está no cargo são posse do governo federal e não pessoais. O rolex e um outro relógio de luxo foram vendidos por Mauro Lourena Cid por US$ 68 mil.

COMENTÁRIOS dos leitores