Planalto desbloqueia perfis censurados na gestão Bolsonaro

Equipe de comunicação das redes sociais do governo Bolsonaro tinha o hábito de bloquear perfis que criticavam a gestão

por Guilherme Gusmão sex, 18/08/2023 - 21:05
Guilherme Gusmão/LeiaJá Jovem usando celular Guilherme Gusmão/LeiaJá

 Nesta sexta-feira (18), o governo federal anunciou que irá promover o desbloqueio, nas páginas oficiais do Executivo nas redes sociais, de mais de 3 mil usuários bloqueados pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, o atual governo informou que mais de 3 mil perfis não podem ter acesso às redes da Esplanada, do Governo e da Presidência, pois "foram censurados por ter opiniões diversas à da gestão passada”. Segundo o Palácio do Planalto, o desbloqueio desses perfis se dá ‘após cuidadosa análise jurídica’ do caso.

Durante os quatro anos do governo do ex-mandatário, as equipes de comunicação responsáveis pelas redes sociais do governo tinham o hábito de bloquear perfis que criticavam ações, medidas e discursos de Bolsonaro e de ministros da gestão em redes sociais. 

Um levantamento feito em 2021 pela ONG Human Rights Watch, identificou 176 contas bloqueadas. A maioria dos bloqueios  foi feita no Twitter, incluindo contas de jornalistas, parlamentares da oposição e influenciadores. A ação foi um dos muitos motivos que fizeram o ex-presidente Bolsonaro ser classificado como um "predador da liberdade de imprensa" junto a organismos internacionais.

COMENTÁRIOS dos leitores