Mercadante insiste em filial do MIT no Brasil

Ministro prossegue com a ideia de que o país terá uma filial do instituto

por Carlos S Silvio sex, 01/06/2012 - 15:31
Elza Fiúza/ABr Aloizio Mercadante confia na possibilidade da abertura de uma filial do MIT no Brasil Elza Fiúza/ABr

A promessa do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de abrir uma filial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) no Brasil segue de pé. Segundo o Ministro, suas esperanças cresceram ao receber uma mensagem do futuro reitor do Instituto, Rafael Reif.

“Como futuro presidente do MIT, estou muito interessado em novas formas de colaboração com o Brasil, incluindo a instalação de um centro de pesquisa”, diz Reif, que atualmente ocupa o cargo de vice-reitor, mas foi escolhido para assumir a frente do instituto a partir de julho.

Mercadante acrescentou que Marco Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, sua antiga pasta, também recebeu a mensagem. A possibilidade do centro de pesquisas ter uma filial no Brasil surgiu durante uma viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos em Abril. Na ocasião, Mercadante anunciou que o MIT iria abrir uma "filial" no Brasil, porém, horas depois, o MIT emitiu uma nota negando a informação e sugerindo que ocorreu um "mal entendido".



Acordos - Existe um acordo envolvendo o MIT e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com o objetivo de expandir a formação de engenheiros no Brasil. Além disso, cursos online resultado de uma parceria entre o MIT e Harvard poderão ser oferecidos no Brasil futuramente. Esses dois itens são os únicos fatos concretos entre o Brasil e o MIT.

Provavelmente uma declaração sobre um centro do MIT no Brasil poderá sair em julho. O ministro da Educação afirmou que convidará um represetante do instituto para visitar o país depois da Rio+20, quando a agenda do governo estará menos cheia.

COMENTÁRIOS dos leitores