SEC autoriza redes sociais para informes, diz WSJ

ter, 02/04/2013 - 21:37

A Securities and Exchange Commission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos) autorizou nesta terça-feira as empresas norte-americanas a utilizar redes sociais para anunciar informações financeiras cruciais, desde que apontem para os investidores com antecedência os detalhes sobre o que será divulgado e como. De acordo com informações do Wall Street Journal, no Twitter, resultados corporativos serão postados com a hashtag #USearnings.

O relatório emitido pela SEC confirma que a nova regulamentação que permite a empresas de capital aberto a divulgação de informações financeiras em redes sociais como o Facebook e o Twitter funciona da mesma forma que a revelação de conteúdo nos sites das companhias. Em 2008, a agência emitiu diretrizes para a forma com a qual os sites das empresas podem ser usados para disseminar informações para os investidores.

A decisão pode levar a uma grande mudança na forma como as companhias se comunicam com investidores e ocorre em meio à tentativa dos reguladores de adaptar regras antigas às novas tecnologias. "Encorajamos as empresas a buscar novas formas de comunicação para se conectar melhor aos acionistas", informou a SEC.

A mudança, no entanto, pode gerar riscos. Os pequenos acionistas que não têm como hábito a utilização de redes sociais para a obtenção desse tipo de informação podem ficar em desvantagem.

No ano passado, a SEC investigou a Netflix após o presidente da empresa, Reed Hastings, afirmar em sua página no Facebook que as visitas mensais ao site da companhia excederam um bilhão de horas pela primeira vez. A informação não havia sido transmitida aos investidores por comunicado com antecedência e o fato gerou polêmica, com as ações da Netflix avançando 6,2% no dia da postagem.

COMENTÁRIOS dos leitores