Google recebe multa da frança por política de privacidade

Diversos pontos da conduta de privacidade adotada pela Google violam leis europeias, o que gerou a ação dos órgãos reguladores

por Nathália Guimarães seg, 10/02/2014 - 12:10
Reprodução Além de receber multa milionária, companhia foi condenada a exibir um recado da Justiça em sua página inicial Reprodução

A página inicial do Google está diferente para os franceses desde a última sexta-feira (8). Abaixo do buscador, o site passou a contar com um aviso escrito pela Justiça da França. Segundo o órgão, a companhia deverá pagar uma multa de 150 milhões de euros por violação da Lei de Processamento de Dados e Liberdades. O texto vem acompanhado com um link que redireciona os usuários à página que contém a decisão.

"O comitê de sanções da Comissão Nacional de Informática e Liberdade ordenou o Google a pagar uma multa de 150 milhões de euros por violação da Lei de Processamento de Dados e Liberdades", afirma o comunicado publicado em francês.

A briga judicial se dá por causa da nova política de privacidade adotada há dois anos pela Google para setenta dos seus serviços, como o YouTube, Gmail, Google Maps e o Google Docs, por exemplo. Alguns pontos desta conduta violam leis europeias, o que gerou a ação dos órgãos reguladores. Apesar de ter sido avisada, a gigante não alterou os termos, o que ocasionou a sentença junto com multa milionária.      

A Google até tentou recorrer afirmando que a mensagem exibida na página inicial causaria danos irreparáveis à sua imagem, mas os franceses foram irredutíveis e a mensagem continua no ar. Segundo o Mashable, até o tamanho do texto foi determinado pela Comissão. A mensagem não aparece para quem acessa o site do Brasil.

COMENTÁRIOS dos leitores