Balão da Google leva internet à escola do Piauí

Companhia completou duas semanas de testes do Projeto Loon no País

por Nathália Guimarães seg, 09/06/2014 - 08:52

O plano da Google de oferecer serviço de internet a partir de balões começou a mostrar resultados no Brasil. É que a companhia completou duas semanas de testes do Projeto Loon nos municípios de Teresinha e Campo Maior, no Piauí. Por lá, estudantes do 9º ano da escola municipal Linoca Gayoso Castelo Branco assistiram aulas de geografia com o auxilio do “roteador voador” pela primeira vez.

O balão da Google sobrevoou a região e transmitiu sinal 4G para uma antena instalada sobre o telhado da escola. Desta forma, os estudantes puderam acessar ferramentas online como a Wikipedia e o Google Earth.

Esta foi a primeira vez em que o Projeto Loon usou a tecnologia 4G para conectar pessoas por meio dos balões. Participaram da iniciativa a provedora de internet Vivo e a Telebras, responsável pela infraestrutura de Telecom no País.

O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, acompanhou o lançamento dos balões e disse que o "governo federal considera prioridade o avanço do uso da internet em todas as camadas da população e em todas as regiões do Brasil”.

COMENTÁRIOS dos leitores