Análise: jogo teaser de Silent Hills é assustador

Sério, é muito tenso!

por Guilherme Jacobs sab, 23/08/2014 - 16:00

Durante sua conferência na GamesCom, a Sony anunciou um jogo teaser (basicamente, um trailer jogável) de terror chamado P.T., desenvolvido pela 7780s. Mas logo foi descoberto que o jogo era na verdade o anúncio para o próximo Silent Hill, e que a 7780s era na verdade a Kojima Productions, empresa de Hideo Kojima - criador de Metal Gear Solid - que vai co-produzir Silent Hills junto com o diretor cineasta de O Labirinto de Fauno e Hellboy, Guillermo del Toro.

Anunciar um jogo através de outro jogo é algo completamente inédito e o tipo de coisa que é esperado de alguém como o Kojima, que já fez coisas parecidas. Mas além de deixar os gamers extremamente ansiosos, P.T. também é um jogo de terror extremamente competente que não cai na armadilha de se basear apenas em sustos. Não se engane, os sustos estão lá, mas o que torna a experiência tão assustadora é a atmosfera congelante e sombria que recheia a pequena casa onde os jogadores tem que escapar do fantasma de uma menina chamada Lisa.

Falar algo a mais sobre a história seria entrar em território de spoilers, e contar o que acontece em P.T. tira boa parte da diversão. A narrativa do jogo é baseada em quebras-cabeça extremamente não tradicionais, alguns tão difíceis que a ajuda do bom e velho Google se torna totalmente necessária. Nada chega ao ponto de ser irritante, entretanto, resolver um problema e perceber que o status quo da casa foi alterado. O gameplay é extremamente simples, e isso acaba adicionando mistério a P.T., porque a simplicidade está em tudo, não há muito o que se fazer, e por mais estranho que soe, o resultado final é mais assustador por causa disso.

                                      

Como todo bom jogo de terror, P.T. tem sustos que são verdadeiros testes para o coração, mas o que torna a experiência especial é ver o jogo desafiando o jogador a todo momento. Não é incomum ficar parado em P.T., com medo de avançar. A visibilidade é baixa, e truques de iluminação ajudam a esconder o sobrenatural que as vezes está a poucos metros à frente. O resultado é uma tensa e congelante atmosfera, recheada com visuais bizarros e assustadores.

O próprio fantasma de Lisa e a forma com a qual ela se move é agoniante, em um determinado momento, ela simplesmente fica parada na frente do jogador, que passa a vê-la após dobrar uma esquina dentro da casa, é uma de arrepiar a espinha. O tempero do terror é o trabalho sonoro, cheio de sons, músicas e barulhos que vão marcar presença em vários pesadelos de agora em diante. Jogar com fone de ouvido é recomendado, mas os sons que os gamers mais ouvirão serão seus gritos de desespero.

É difícil encontrar algo negativo em P.T., especialmente já que o jogo é gratuito para todos os donos de PlayStation 4. Há alguns relatos de bugs, não encontramos nada em nossa jogatina, mas fora isso a experiência é extremamente positiva e, bom, aterrorizante. P.T. vai fazer você dormir com a luz acesa.

COMENTÁRIOS dos leitores