Apenas 41% dos apps para Android são seguros

Segundo a empresa de segurança digital Trend Micro, 29% dos apps para Android são malwares e 30% são adwares

por Nathália Guimarães qua, 03/12/2014 - 12:11
Divulgação Maioria dos downloads de aplicativos para Android são realizados através de fontes não oficiais Divulgação

Quem tem um dispositivo com o Android instalado deve redobrar seu cuidado. Segundo uma pesquisa divulgada pela Trend Micro, empresa do ramo de segurança digital, apenas 41% dos aplicativos disponíveis para o sistema operacional do Google são totalmente confiáveis.

Em outubro deste ano, a empresa de segurança analisou mais de 532 mil novas amostras de aplicativos para o Android. Quase um terço, 29%, são malwares, enquanto outro terço, 30%, são adwares.

Desta amostra, apenas 41% dos aplicativos verificados são considerados seguros. A razão para tal resultado é que muitos dos apps analisados estão hospedados em lojas terceirizadas, paralelas a Google Play.

De acordo com as análises da Trend Micro, o número de downloads de aplicativos feitos a partir de lojas terceirizadas é quase 60% maior do que a quantidade de downloads feitos no Google Play.

Essa adoção de fontes não oficiais resume a problemática, visto que os desenvolvedores de apps nocivos podem facilmente distribuir tais ferramentas através destes canais.

Entre as lojas de aplicativos terceirizados para Android mais conhecidas estão a Getjar, Appbrain, SlideME, MobiHand e Appsfire.

COMENTÁRIOS dos leitores