Estudantes põe habilidades de robótica à prova em torneio

Nesta quinta-feira (4), ocorre o 1º Torneio de Robótica FIRST LEGO League do Recife

por Nathália Guimarães qui, 04/12/2014 - 13:53

Programar, montar e fazer executar. Estas foram as ações que fizeram parte da rotina de aproximadamente 250 estudantes de 32 escolas da rede municipal do Recife por aproximadamente dez meses. Nesta quinta-feira (4), os estudantes se reúnem na Escola Municipal Pedro Augusto, no bairro da Boa Vista, para participar do 1º Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Por lá, os jovens precisam por em prática todo o conteúdo aprendido em sala de aula desde fevereiro, criando robôs e os fazendo executar missões.

Na quadra do colégio, peças de pego de diferentes cores e formas ganham vida à medida que cada robô executa uma missão pré-programada com sucesso. Um dos competidores é o jovem Marlison Luiz, de 12 anos. Ele explica que programar parecia uma atividade quase impossível, até ele ter o primeiro contato com os robôs montáveis.

“Nunca me imaginei em uma competição de robótica. Sempre achei que controlar robôs era coisa de filme. Treinei bastante com minha equipe para conquistar o campeonato e acredito que vamos nos sair muito bem”, prevê o estudante.

O mesmo pensamento positivo é compartilhado pela estudante Letícia Evelyn, de 14 anos. “A robótica faz a gente querer aprender cada vez mais. Antes, matemática era uma coisa difícil, mas agora que tenho a oportunidade de programar é moleza. Acredito que já adquirimos experiência o suficiente para participar de outras competições, vamos seguir confiantes”, afirma.  

A professora de ciências e coordenadora de duas equipes do colégio, Elaine Alves, resume o resultado obtido pelos estudantes durante o ano. “A robótica tornam os alunos muito mais motivados. A participação deles aumentou muito, assim como a curiosidade. A relação dos alunos em sala de aula também evoluiu, tudo isso foi favorecido pela robótica”, complementa.

Ao fim da competição, as 12 equipes melhores colocadas irão para a disputa regional, que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte, nos dias 8 e 9 deste mês.

Balanço – O secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, avalia como surpreendente os resultados do programa Robótica nas Escolas.

“Os estudantes contemplados pelo programa mostraram que podem ir além dos conteúdos apresentados nos livros. Muitos deles, inclusive, já tinham descoberto sozinhos algumas dicas sobre robótica que só seriam compartilhadas em outros treinamentos”.

Segundo o secretário, a expectativa para 2015 é aumentar o número de kits com o objetivo de atender mais estudantes, além de começar a contemplar com o programa nas creches escolas que estão para sere inauguradas pela Prefeitura do Recife. 

COMENTÁRIOS dos leitores