Google agora permite fazer tirolesa virtual na Amazônia

Mais de 500 Km de rios, lagos e floresta foram percorridos para registrar a região

por Nathália Guimarães seg, 02/03/2015 - 13:59
Divulgação/Fundação Amazonas Sustentável Usuários da web terão a oportunidade de explorar digitalmente regiões da Floresta Amazônica Divulgação/Fundação Amazonas Sustentável

Após três anos do lançamento do Amazon Street View, o Google, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), acaba de lançar a 2ª fase do projeto. Por meio de fotos 360°, usuários da web de todo o mundo agora terão a oportunidade de explorar digitalmente regiões como as Reservas do Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma e Madeira, no Amazonas, localizadas a 228 km da capital Manaus, além dos diversos tipos de vegetação que formam a maior floresta tropical do mundo.

Diferente da primeira fase, em que as imagens foram coletadas por um o triciclo, nesta etapa, a equipe da FAS usou o Trekker, equipamento com 15 lentes acoplado em uma mochila do Google que foi emprestado à organização, para capturar os registros.

Como resultado, em 18 dias de expedição foram visitadas 18 comunidades interligadas por longas trilhas e, pela primeira vez, o Trekker foi pendurado em uma tirolesa, proporcionando imagens das copas de árvores.

Mais de 500 km de rios, lagos e córregos, 20 km de trilhas em meio à mata e duas escaladas de árvores fazem parte das imagens.

“Cada avanço na tecnologia proporciona novas experiências aos usuários da web. Entre elas, a exploração a regiões que, provavelmente, a maioria das pessoas não poderá conhecer pessoalmente. Juntos, Google e FAS proporcionam conhecimento relevante para a conscientização da sociedade sobre a importância da Amazônia”, diz o gerente do Google Earth Outreach, Karin Tuxen-Bettman.

A captação das imagens foi autorizada pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) parceiro do projeto e responsável pela gestão das reservas. 

Clique aqui para realizar o passeio virtual.

COMENTÁRIOS dos leitores