Lixeiras da Nova York vão oferecer acesso à internet

Empresa de gestão de resíduos instalou 170 latas nas ruas de Nova York e oferece internet rápida e de graça

por Nathália Guimarães seg, 20/07/2015 - 13:29
Divulgação Lixeiras oferecem acesso grátis com velocidades entre 50 e 75 Mbps Divulgação

Da próxima vez que precisar se conectar à internet na rua, procure uma lata de lixo. Esta é a proposta da empresa de gestão de resíduos BigBelly, que pretende transformar suas lixeiras em pontos de acesso sem fio em toda cidade de Nova York.

A BigBelly fabricou latas de lixo inteligentes que funcionam a base de luz solar e contém sensores que alertam as pessoas de que já está cheia de lixo. Já que as lixeiras são autossuficientes, a empresa resolveu instalar uma rede Wi-Fi nelas, fornecendo acesso à internet de graça em 170 pontos da cidade com velocidades entre 50 a 75 Mbps.

As lixeiras inteligentes ainda podem ajudar o governo a coletar dados sobre a gestão de resíduos e exibir anúncios de serviço público e alertas. Pesquisadores e engenheiros irão realizar mais testes ao longo do ano para expandir o projeto com a ajuda de patrocínios e doações.

A BigBelly não é a única empresa a tentar trazer de acesso Wi-Fi para as ruas movimentadas de Nova York. No ano passado, o governo da cidade anunciou planos para transformar quase todos os seus 10 mil orelhões em pontos de acesso à internet gratuita. O projeto será implementado em parceria com o Google.

COMENTÁRIOS dos leitores