Fabricantes chinesas pressionam Apple e Samsung

Huawei, Oppo e Xiaomi estão classificadas entre as cinco principais fornecedoras de smartphones do mundo

por Nathália Guimarães seg, 23/05/2016 - 11:58
Divulgação/Xiaomi Empresas chinesas estão surgindo como as novas melhores marcas globais Divulgação/Xiaomi

As vendas globais de smartphones para usuários finais totalizaram 349 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2016, um aumento de 4% sobre o mesmo período em 2015, segundo a consultoria Gartner. A Samsung continua liderando a quota de vendas, com 23% do total, seguida da Apple, mas estas duas empresas estão sob constante ameaça de fabricantes chinesas, como a Huawei, Oppo e Xiaomi.

LeiaJá também:

Vendas de Windows Phone caem para menos de 1%

Segundo o diretor de pesquisa da Gartner, Anshul Gupta, as empresas chinesas estão surgindo como as novas melhores marcas globais. Três delas - Huawei, Oppo e Xiaomi - estão classificadas entre as cinco principais fornecedoras de smartphones em todo o mundo e representam 17,2% do mercado total.  

"Em um mercado de smartphones consolidado, onde grandes fornecedores estão experimentando a saturação em seu crescimento, as marcas emergentes estão interrompendo modelos de negócios de longa data para aumentar a sua quota", disse Anshul Gupta. A Oppo teve o melhor desempenho no trimestre, com o crescimento das vendas unitárias de 145%.

Apple x Samsung

Enquanto isso, a Samsung ampliou sua liderança sobre a Apple com uma quota de 23% do mercado. "Os telefones da linha Galaxy S7 e renovado portfólio posicionaram a Samsung como uma forte concorrente no mercado de smartphones, e mais ainda nos mercados emergentes, onde a empresa está enfrentando uma forte concorrência dos fabricantes locais", disse Gupta.

A Apple, por outro lado, teve o seu primeiro declínio de dois dígitos no ano, com as vendas do iPhone caindo para 14% da quota total. A Lenovo também amarga declínio de 33%, ante o mesmo período do ano passado. A fabricante chinesa desapareceu do ranking das dez maiores fornecedoras no primeiro trimestre de 2016.

Entre os sistemas operacionais para smartphones, o Android alcançou 84% de participação, enquanto o iOS abocanhou 14,8% do mercado. "Apesar dos avanços da plataforma Android e da sua quota de mercado dominante, os desafios de rentabilidade permanecem. Isto terá um impacto sobre o cenário, onde os modelos novos ou mais inovadores de negócios serão cada vez mais fundamentais", analisa a diretor de pesquisas da Gartner, Roberta Cozza. 

COMENTÁRIOS dos leitores