Hackacity promove a criação de aplicativos para o cidadão

Desenvolvedores poderão usar dados abertos para criar aplicações para as cidades de Recife e Olinda

por Nathália Guimarães ter, 24/05/2016 - 12:27
Reprodução Evento acontecerá simultaneamente em cidades de Portugal, Holanda e na Espanha Reprodução

As cidades-irmãs Olinda e Recife vão receber nos dias 27 e 28 de maio a competição internacional Hackacity. Durante 24 horas, os participantes se reúnem para desenvolver soluções baseadas em plataformas de código aberto, ajudando a solucionar os desafios enfrentados pelos cidadãos, através de dados abertos fornecidos pelo a própria gestão municipal. O evento acontecerá simultaneamente em Portugal, Holanda e na Espanha. As inscrições podem ser realizadas no site http://hackacity.eu.

A novidade para esta edição é a utilização da nova API de acesso a dados do Consórcio Grande Recife, que permitirá aos desenvolvedores terem, em tempo real, acesso a dados de viagens de ônibus - posicionamento de veículos e tempo estimado para chegada em uma parada, por exemplo. Em Pernambuco, os desenvolvedores e criativos vão se reunir na sede da Jump Brasil, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Também participam como parceiros do evento o Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (Cesar), o Porto Digital e a Empresa Municipal de Informática (Emprel).  A coordenação técnica da maratona de programação fica por conta do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) e do Instituto Senai de Inovação (ISI).

Originalmente criado na cidade do Porto, em Portugal, a maratona Hackacity convida desenvolvedores a de criar aplicativos e soluções inovadoras para melhorar a vida dos cidadãos das cidades onde acontece, utilizando dados fornecidos pela gestão municipal e promovendo o conhecimento através das trocas de experiências. Essa será a primeira edição do encontro no Brasil. 

COMENTÁRIOS dos leitores