Facebook copia Prisma e lança filtros artísticos

Recurso vai permitir sobrepor fotos, vídeos e transmissões ao vivo com vários estilos clássicos

por Nathália Guimarães ter, 08/11/2016 - 14:13
Reprodução Recurso de filtros está disponível no aplicativo principal do Facebook na Irlanda Reprodução

Depois do Snapchat, chegou a vez do Facebook imitar o popular aplicativo Prisma. A rede social de Mark Zuckerberg, anunciou nesta terça-feira (8), que em breve vai lançar filtros inspirados em pinturas de artistas plásticos em sua plataforma móvel, permitindo aos usuários sobrepor fotos, vídeos e até mesmo transmissões ao vivo com vários estilos clássicos.

Os filtros de arte do Facebook são construídos usando redes neurais profundas. Estes programas são treinados para usar grandes quantidades de dados para reconhecer padrões comuns. Basicamente o que o aplicativo Prisma faz.

O Prisma, no entanto, não consegue fazer o mesmo em tempo real, e alguns filtros exigem uma conexão com a internet. O sistema do Facebook é capaz de funcionar até mesmo sem rede, graças uma nova arquitetura de aprendizagem profunda chamada Caffe2Go.

Essa tecnologia vai permitir aos desenvolvedores criarem muitos outros recursos. "Podemos criar controles baseados em gestos, onde o computador pode ver para onde você está apontando e ativar estilos ou comandos diferentes", disse o CTO do Facebook, Mike Schroepfer.

"Podemos reconhecer expressões faciais e executar ações relacionadas, como colocar um filtro feliz sob uma selfie quando você sorri", complementou. De acordo com um relatório do site Wired, o recurso de filtros está disponível no aplicativo principal do Facebook na Irlanda e em breve será liberado nos EUA.

LeiaJá também

--> Prisma, o aplicativo que transforma fotos comuns em arte

COMENTÁRIOS dos leitores