Google firma pacto para melhorar acesso à internet em Cuba

Acesso à internet nos domicílios está proibido na ilha caribenha

por Nathália Guimarães seg, 12/12/2016 - 13:31
Reprodução Acordo vai acelerar a velocidade da internet para produtos do Google, como o YouTube e Gmail Reprodução

O Google está planejando expandir seus serviços em Cuba através de um acordo com o governo da ilha caribenha, de acordo com fontes oficiais. Segundo os termos do contrato, o país teria acesso a um serviço que acelera a velocidade da internet para produtos do Google, como o YouTube e Gmail.

A iniciativa foi impulsionada por uma unidade do Google chamada Next Billion Users, cujo objetivo é divulgar seus serviços nos países em desenvolvimento. O presidente-executivo da Alphabet, Eric Schmidt, deverá assinar o acordo nesta semana na capital Havana, indicam as fontes.

Google abriu um centro de tecnologia na capital no início deste ano, como parte de uma iniciativa do governo dos EUA para expandir o acesso à internet para Cuba – onde o acesso à internet nos domicílios está proibido e só é possível para profissionais como jornalistas, advogados e acadêmicos com uma autorização governamental.

Mas desde 2015 foram habilitadas por toda a ilha centenas de zonas Wi-Fi em locais públicos como praças e parques, onde diariamente dezenas de pessoas são vistas conversando com amigos e familiares em outros países. A hora de conexão custa US$ 2 (cerca de R$ 7).

LeiaJá também

--> Gigantes da internet firmam acordo contra o terrorismo

--> Acesso à internet atinge 57% da população brasileira

COMENTÁRIOS dos leitores