Após desafiar governo, Uber tira carros autônomos das ruas

Governo da Califórnia (EUA) diz que a empresa não tem permissão específica para rodar com esses veículos

por Nathália Guimarães qui, 22/12/2016 - 12:03
Reprodução Empresa iniciou o programa de teste com carros autônomos em São Francisco no dia 14 de dezembro Reprodução

A Uber removeu seus carros autônomos - que dispensam motorista - das ruas de São Francisco (EUA), após ser pressionada pelo governo californiano por não ter permissão específica para rodar com esses veículos. Diante dessa resistência, o departamento de trânsito decidiu anular o licenciamento dos 16 automóveis que participavam do projeto naquela cidade.

A empresa iniciou o programa de teste com carros autônomos em São Francisco no dia 14 de dezembro. Na última semana, as autoridades californianas exigiram que a companhia parasse o projeto para cumprir com os regulamentos que exigem uma autorização para testar esses veículos em vias públicas.

Mas a Uber não cedeu à ordem, alegando que os veículos sempre traziam um motorista a postos para assumir o controle em casos de emergência. Em comunicado, a empresa disse que está tentando repor os veículos.

"Permanecemos 100% comprometidos com a Califórnia e estamos redobrando nossos esforços para desenvolver regras operacionais em todo o estado", disse uma porta-voz da Uber, em comunicado. Ainda não está claro se a companhia irá solicitar a licença ou simplesmente levar seu projeto de carros autônomos para outro estado.

Atualmente, 130 veículos autônomos estão autorizados a rodar em testes em São Francisco, conduzidos por empresas como Alphabet, dona do Google, Tesla, Volkswagen, Mercedes-Benz e Nissan.

LeiaJá também

--> Carros autônomos do Uber colocam ciclistas em risco

--> Aplicativo compara tarifa entre táxi e Uber

--> Funcionários da Uber são acusados de rastrear celebridades

COMENTÁRIOS dos leitores