França inaugura primeira estrada solar do mundo
Rodovia coberta de painéis solares deve gerar energia para uma pequena cidade da Normandia
O governo francês inaugurou, em uma aldeia na região da Normandia, o que afirma ser a primeira estrada solar do mundo. A rodovia sustentável é pavimentada com 2.800 metros quadrados de painéis solares capazes de fornecer energia para a pequena cidade de Tourouvre, que possui cinco mil habitantes. O projeto teve um investimento de cinco milhões de euros.
A expectativa é que 2 mil veículos trafeguem pela rodovia com extensão de um quilômetro todos os dias, testando a resistência dos painéis desenvolvidos especialmente para o projeto pela empresa de engenharia civil francesa Colas - parte do gigante grupo de telecomunicações Bouygues.
A Normandia, no entanto, não é conhecida por oferecer um clima com calor em excesso. Caen, a capital política da região, goza de apenas 44 dias de forte sol por ano. Os críticos dizem que esta não é uma maneira econômica de usar o dinheiro público.
"É sem dúvida um avanço técnico, mas para desenvolver as energias renováveis há outras prioridades do que um brinquedo do qual temos mais certeza de que é muito caro, mas não funciona bem", opinou o vice-presidente da Rede para a Transição Energética (CLER), Marc Jedliczka, em entrevista ao jornal francês Le Monde.
Em 2014, uma ciclovia movida a energia solar foi inaugurada em Krommenie, na Holanda, e, apesar dos problemas iniciais, gerou 3.000 kWh de energia - o suficiente para alimentar uma casa de tamanho médio durante um ano. O custo da construção do projeto, no entanto, poderia ter pago por 520.000 kWh.
Com informações de agências