Especialista aposta que crianças de hoje nunca vão dirigir

Previsão dá sinais de que a indústria automobilística está correndo em direção a um futuro sem motoristas

por Nathália Guimarães seg, 09/01/2017 - 13:34
Divulgação/Google Carro autônomo do Google já circula pelas ruas da Califórnia (EUA) Divulgação/Google

Um especialista da Universidade da Califórnia, em San Diego (EUA), emitiu uma profecia alarmante para a próxima geração. O diretor do instituto de robótica, Henrik Christensen, diz que as crianças nascidas hoje nunca irão precisar dirigir um carro. Sua previsão dá sinais de que a indústria automobilística está correndo em direção a um futuro sem motoristas.

"Todas as empresas automotivas - Daimler, GM, Ford - estão dizendo que dentro de cinco anos terão carros autônomos na estrada", diz o especialista. A estimativa, no entanto, não convence outros profissionais do setor. De acordo com pesquisas recentes repercutidas pelo site Quartz, até 2035 devem rodar pelo mundo apenas 21 milhões de veículos que dirigem sozinhos.

Durante a maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES) 2017, o chefe do Instituto de Pesquisa da Toyota, Gill Pratt, disse que nenhuma empresa do setor ou montadora está perto de alcançar um nível completo de autonomia em veículos. "Não estamos nem perto disso", opinou. Ele acredita, no entanto, que é possível que serviços como o Uber e o Lyft contribuam para que um jovem não precise tirar sua carteira de motorista.

Esta tendência já está surgindo em lugares como Beverly Hills, na Califórnia,onde o governo já prepara seus próprios planos de trânsito público envolvendo frotas de veículos autônomos. Empresas como Google, Baidu e Mercedes-Benz disputam o pioneirismo nesse setor e planejam ter carros que dispensam motoristas em estradas em 2021.

LeiaJá também

--> Barrados na Califórnia, carros do Uber recorrem ao Arizona

--> Carros autônomos do Uber colocam ciclistas em risco

--> BlackBerry e Ford se unem para melhorar carros autônomos

COMENTÁRIOS dos leitores