Venda de computadores registra pior resultado desde 2006

Declínio de 6% ante o mesmo período do ano passado representa o menor número de remessas desde 2006

por Nathália Guimarães qua, 18/01/2017 - 15:00
Reprodução Venda lenta de computadores deve-se à mudança no comportamento de compra entre os consumidores Reprodução

Com os smartphones oferecendo cada vez mais utilidades, o PC tradicional tem gradativamente tido menos espaço para crescer no mercado. De acordo com dados recentes da empresa de pesquisa Gartner, as vendas anuais de computadores totalizaram 269,7 milhões em 2016. Isso é um declínio de 6% ante o mesmo período do ano passado, e representa o menor número de remessas desde 2006.

A consultoria IDC chegou a um resultado final de 260 milhões de unidades vendidas no mesmo período, o que representa um delício de 5,7% nas remessas. Os números da Gartner e IDC diferem ligeiramente, mas ambas as empresas acreditam que o mercado está perdendo consumidores por causa da evolução dos smartphones.

A principal analista da Gartner, Mikako Kitagawa, disse que a venda lenta de computadores deve-se justamente à mudança no comportamento de compra entre os consumidores, que preferem a mobilidade dos smartphones. "O mercado de PCs está estagnado, já que as melhorias tecnológicas não foram suficientes para impulsionar o crescimento real do mercado", explica.

LeiaJá também

--> Internet da TIM segue como a mais rápida do Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores