Robô policial começa a patrulhar ruas de Dubai

Policial mecânico consegue reconhecer atividades suspeitas através de um sistema de câmeras e microfones

por Nathália Guimarães seg, 29/05/2017 - 12:23
Divulgação/Dubai Media Office Primeiro policial robótico do mundo está fazendo sua estréia nas ruas de Dubai Divulgação/Dubai Media Office

O primeiro policial robótico do mundo está fazendo sua estréia nas ruas de Dubai, nos Emirados Árabes. O robô pode cumprimentar, falar vários idiomas e reconhecer gestos em uma distância de até 1,5 metros, de acordo com o jornal Khaleej Times. Ele também tem um dispositivo alojado em seu peito para que civis possam relatar crimes. O sistema foi projetado pela corporação local, com a assistência da IBM e Google.

O robô humanoide não foi projetado para deter crimes graves, mas para assumir pequenas tarefas, como auxiliar no pagamento de multas, informou a polícia de Dubai. O departamento também diz que espera substituir um quatro de sua força de trabalho humana por máquinas semelhantes até 2030.

Com 1,70 metros de altura, o policial mecânico consegue reconhecer atividades suspeitas através de um sistema de câmeras e microfones. Seu software transmite os eventos para uma central de comando e controle, onde um operador humano capacitado poderá responder da melhor maneira possível ao incidente.

"Com o objetivo de ajudar e ajudar as pessoas nos shoppings ou nas ruas, o robô policial é a mais recente adição inteligente à força e foi projetado para nos ajudar a combater o crime, manter a cidade segura e melhorar os níveis de felicidade", disse o diretor-geral de serviços inteligentes da polícia de Dubai, Khalid Nasser Al Razzouqi.

LeiaJá também

--> Cinco empregos ameaçados pelos robôs nos próximos anos

COMENTÁRIOS dos leitores