Estados Unidos votam lei para carros autônomos na quarta

Congressistas definem, na próxima semana, as regras para fabricantes do setor

por Wagner Silva sex, 01/09/2017 - 15:49

O governo dos Estados Unidos deve votar na próxima quarta-feira (6) a regulamentação para os carros autônomos que estão sendo desenvolvidos e testados por empresas do país. Sem a regulamentação, qualquer um que tenha um projeto pode colocá-lo nas ruas sem a prévia autorização dos órgãos oficiais. Em julho, a House of Representatives (Casa dos Representantes, em tradução livre) assinou um documento que permite às empresas testar os veículos até que a lei federal seja votada.

Sem a legislação específica, existe a previsão de que até 25 mil carros autônomos, que não atendem a nenhum padrão de segurança (de acordo com as leis norte-americanas), sejam colocados em circulação nas ruas até o fim do ano. Esse número pode aumentar para 100 mil anuais a partir de 2018, de acordo com levantamento da agência Reuters. Após a aprovação, os fabricantes terão que enviar relatórios periódicos sobre segurança e seguir normas estabelecidas pelo governo, para garantir a segurança dos demais motoristas.

Alguns senadores estão trabalhando na elaboração de uma regulamentação mais ampla, que englobe todos os temas pertinentes aos veículos autônomos. A proposta que será colocada em votação na próxima semana visa restringir os testes e facilitar o acesso do órgão que cuida da segurança das ruas es estradas dos EUA aos dados de telemetria em caso de acidentes.

COMENTÁRIOS dos leitores