Páginas falsas de cadastro do Uber enganam 5 mil usuários

Links se passam por formulários de cadastro, mas na verdade roubam dados dos usuários

por Nathália Guimarães sex, 08/09/2017 - 11:41
LeiaJáImagens/Arquivo Popularidade dos aplicativos de transporte privado colocou estes serviços na mira dos cibercriminosos LeiaJáImagens/Arquivo

A popularidade dos aplicativos de transporte privado colocou estes serviços na mira dos cibercriminosos. Especialistas em segurança da PSafe identificaram mais de dez links falsos, criados por hackers, que supostamente levariam internautas a se cadastrarem como motoristas no site oficial do Uber, mas na verdade funcionam como um sistema de roubo de dados. Mais de cinco mil pessoas foram afetadas.

Os links, que são divulgados por SMS e e-mail, se passam por formulários de cadastro para que um interessado possa ingressar como motorista no aplicativo de viagens. Ao inserir seus dados na ficha virtual, os internautas têm suas informações usadas em fraudes financeiras, informa a PSafe.

"É importante que, ao receber links desconhecidos, os usuários prestem atenção na URL, pois, muitas vezes, ela contém palavras e domínios suspeitos. Além disso, é necessário criar o hábito de não compartilhar com amigos e familiares nenhum arquivo ou página web cuja procedência não é conhecida", ressalta o gerente de segurança da PSafe, Emílio Simoni.

LeiaJá também

--> Novo golpe do WhatsApp promete pacote de internet gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores