Twitter suspende 300 mil contas ligadas ao terrorismo

Redes sociais estão sob a pressão de governos de todo o mundo para combater o extremismo online

por Nathália Guimarães qua, 20/09/2017 - 11:03
Reprodução Twitter informou que suspendeu quase 300 mil contas globalmente ligadas ao terrorismo durante o primeiro semestre deste ano Reprodução

Sob a pressão de governos de todo o mundo para combater o extremismo online, o Twitter informou que suspendeu quase 300 mil contas globalmente ligadas ao terrorismo durante o primeiro semestre deste ano. Segundo a rede social, seus controles internos estão lhe permitindo apagar perfis usados com este propósito antes mesmo que surjam pedidos governamentais para encerrá-las.

Juntamente com o Facebook e o YouTube, o Twitter criou ferramentas de automação que rapidamente identificam conteúdo extremista ou materiais violentos dentre milhões de mensagens enviadas todos os dias. Só o Facebook tem cerca de 7.500 funcionários que filtram esses vídeos e postagens problemáticos.

O Twitter disse que cerca de 75% das contas bloqueadas este ano foram detectadas antes que a pessoa por trás delas postasse seu primeiro tuíte. "Nossas ferramentas anti-spam estão ficando mais rápidas, mais eficientes e inteligentes", disse o microblog, em comunicado.

A rede social disse que recebeu cerca de 3% a mais de ordens judiciais para remover conteúdo publicado pelos usuários no primeiro semestre deste ano, em comparação com os últimos seis meses de 2016. Cerca de 90% dos pedidos de remoção vieram da Turquia, Rússia, França e Alemanha.

COMENTÁRIOS dos leitores