Conheça as dez fraudes mais comuns do comércio eletrônico
Empresa de segurança digital lista os golpes mais comuns aplicados em consumidores de lojas virtuais no Brasil
Mesmo com o aumento dos níveis de segurança em sites de compra online, conhecidos como e-commerce, o número de fraudes ainda é alto, de acordo com a CyberSource. Em um recente relatório divulgado pela empresa de segurança digital, a fraude de controle de conta é a campeã entre os golpistas. De posse de dados pessoais e números de cartões de crédito, os responsáveis por esse tipo de crime podem fazer compras no nome das vítimas.
O site Reclame Aqui listou as dez fraudes mais comuns em 2017:
1. Fraude de controle de conta – como citado acima, os falsários usam dados da vítima e fazem compras em seu nome, em sites com nível baixo de segurança.
2. Fraude de afiliada – empresas induzem estabelecimentos comerciais a pagar comissões indevidas.
3. Botnets – os golpistas se utilizam de programas infectados para invadir redes privadas e coletar dados sigilosos.
4. Teste de cartão – geralmente utilizam lojas virtuais legítimas para saber sobre limites do cartão de quem compra.
5. Fraude “limpa” – criminosos se passam pelos donos dos cartões de posse de grande quantidade de informação pessoal adquirida por meio de phishing.
6. Fraude “amigável” – o consumidor adquire um produto e, após receber, notifica o banco que não fez a compra e solicita estorno do valor.
7. Roubo de identidade – também utiliza informações pessoais para se passar por outra pessoa e adquirir cartões ou outros benefícios.
8. Lavagem de dinheiro – usar transações legítimas para validar dinheiro obtido de forma ilegal, ocultando sua origem.
9. Phishing/pharming/whaling – propagadas por e-mails através de links para sites falsos, essa modalidade envolve a manipulação de dados pessoas obtidos através de formulários.
10. Esquemas de triangulação – golpistas usam cartões de crédito roubados para adquirir mercadorias e revendem para consumidores que não sabem do esquema.