Conheça as dez fraudes mais comuns do comércio eletrônico

Empresa de segurança digital lista os golpes mais comuns aplicados em consumidores de lojas virtuais no Brasil

por Wagner Silva seg, 25/09/2017 - 16:15

Mesmo com o aumento dos níveis de segurança em sites de compra online, conhecidos como e-commerce, o número de fraudes ainda é alto, de acordo com a CyberSource. Em um recente relatório divulgado pela empresa de segurança digital, a fraude de controle de conta é a campeã entre os golpistas. De posse de dados pessoais e números de cartões de crédito, os responsáveis por esse tipo de crime podem fazer compras no nome das vítimas.

O site Reclame Aqui listou as dez fraudes mais comuns em 2017:

1. Fraude de controle de conta – como citado acima, os falsários usam dados da vítima e fazem compras em seu nome, em sites com nível baixo de segurança.

2. Fraude de afiliada – empresas induzem estabelecimentos comerciais a pagar comissões indevidas.

3. Botnets – os golpistas se utilizam de programas infectados para invadir redes privadas e coletar dados sigilosos.

4. Teste de cartão – geralmente utilizam lojas virtuais legítimas para saber sobre limites do cartão de quem compra.

5. Fraude “limpa” – criminosos se passam pelos donos dos cartões de posse de grande quantidade de informação pessoal adquirida por meio de phishing.

6. Fraude “amigável” – o consumidor adquire um produto e, após receber, notifica o banco que não fez a compra e solicita estorno do valor.

7. Roubo de identidade – também utiliza informações pessoais para se passar por outra pessoa e adquirir cartões ou outros benefícios.

8. Lavagem de dinheiro – usar transações legítimas para validar dinheiro obtido de forma ilegal, ocultando sua origem.

9. Phishing/pharming/whaling – propagadas por e-mails através de links para sites falsos, essa modalidade envolve a manipulação de dados pessoas obtidos através de formulários.

10. Esquemas de triangulação – golpistas usam cartões de crédito roubados para adquirir mercadorias e revendem para consumidores que não sabem do esquema.

COMENTÁRIOS dos leitores