TSE lança app que substitui título de eleitor de papel

Documento pode ser acessado em smartphones e tablets

por Nathália Guimarães seg, 04/12/2017 - 12:21
Divulgação/TSE TSE lança versão digital do título de eleitor Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma versão digital do título de eleitor, que poderá substituir o documento de papel caso o usuário tenha identificação biométrica. A novidade está disponível em um aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente na Google Play e, em breve, no sistema iOS.

Para usar a novidade, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-título em seu smartphone ou tablet. Depois, basta concluir um rápido cadastro no app para configurar seu acesso e receber, além do próprio documento, informações sobre a sua quitação eleitoral.

A ideia, segundo o TSE, é que o app seja muito mais que um simples documento e funcione também como um portal de acesso a vários outros serviços, inclusive com a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação. A expectativa é que no futuro o eleitor também possa fazer sua justificativa eleitoral pelo celular.

Apesar de os eleitores passarem a ter a possibilidade de apresentar na hora da votação apenas o celular ou o tablet com o e-título, o documento tradicional, impresso, continuará valendo. Segundo a assessoria do TSE, a ferramenta é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), adotada pelo ministro Gilmar Mendes para distribuição nacional.

LeiaJá também

--> TSE lança atendimento virtual a eleitores pelo Twitter

COMENTÁRIOS dos leitores