Golpe no WhatsApp sobre FGTS já atingiu 70 mil pessoas

Fraude promete à vítima um suposto saque de até R$ 1,9 mil do FGTS

por Nathália Guimarães sab, 07/04/2018 - 09:24
Wikimedia Commons Mais de 70 mil pessoas já foram atingidas por um novo golpe que circula no WhatsApp Wikimedia Commons

Mais de 70 mil pessoas já foram atingidas por um novo golpe que circula no WhatsApp. A fraude promete à vítima um suposto saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a PSafe, a armadilha está no ar há pouco mais de 24 horas e informa que os usuários têm direito a valores de até R$ 1,9 mil, caso tenham trabalhado com carteira assinada entre 1998 e 2018.

Disseminada via WhatsApp, a mensagem pede que o usuário clique em um link para supostamente ter um acesso a lista que traz os nomes de quem têm direito ao benefício. Ao entrar na URL, porém, a vítima é induzida a responder algumas perguntas.

Independentemente das respostas, ela é encaminhada a uma nova página que solicita o compartilhamento da fraude com amigos e outros contatos. Desta forma, o cibercriminoso consegue disseminar com maior velocidade o seu golpe, atingindo também muito mais vítimas.

O objetivo do cibercriminoso, segundo a PSafe, é cadastrar as vítimas em serviços de SMS pago. A partir do momento em que o cadastro ocorre, o usuário fica vulnerável a cobranças indevidas.

A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que não envia mensagens sobre saques das contas vinculadas ao FGTS e que disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências. O trabalhador pode verificar informações regularmente por meio de aplicativo oficial, no site www.caixa.gov.br/fgts ou ainda pelo telefone 0800-726-0207.

Para não cair em fraudes que chegam pelo WhatsApp, a PSafe recomenda que o usuário instale em seu smartphone ou computador soluções de segurança que disponibilizam a função de bloqueio anti-phishing. Além disso, é importante criar o hábito de se certificar se as páginas de promoção realmente pertencem às marcas mencionadas.

LeiaJá também

--> Novo recurso do WhatsApp facilita o envio de áudios longos

COMENTÁRIOS dos leitores