Pesquisadores criam aparelho capaz de ouvir a sua mente

Aparelho especial pode transcrever palavras que o usuário verbaliza internamente em seu cérebro

por Nathália Guimarães ter, 10/04/2018 - 11:23
Divulgação/MIT Headset se prende na mandíbula e no rosto do usuário Divulgação/MIT

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, criaram um aparelho especial que pode transcrever palavras que o usuário verbaliza internamente em seu cérebro. Chamado AlterEgo, o headset se prende na mandíbula e no rosto, onde os eletrodos captam sinais neuromusculares desencadeados quando alguém pensa algo.

Os sinais são enviados a um sistema de aprendizado de máquina que foi treinado para correlacionar sinais específicos com suas respectivas palavras associadas. O dispositivo também inclui fones de condução óssea, que transmitem vibrações através dos ossos da face até o ouvido interno.

Como eles não obstruem o canal auditivo, os fones de ouvido permitem que o sistema transmita informações ao usuário sem interromper uma conversa com outra pessoa, por exemplo. Em um dos experimentos, os pesquisadores usaram o aparelho para receber silenciosamente respostas sobre o horário local.

Os pesquisadores testaram o dispositivo em um estudo envolvendo 10 participantes e descobriram que ele transcreveu vocalizações internas com uma precisão de 92%, em média. Os pesquisadores agora estão trabalhando na coleta de dados para possibilitar a expansão do vocabulário que o sistema pode compreender. O AlterEgo ainda está em fase de desenvolvimento e nada garante que ele seja lançado.

LeiaJá também

--> Apple diz que já funciona com energia 100% renovável

COMENTÁRIOS dos leitores