Mais de 2 mil cidades ainda têm banda larga lenta no país

Relatório da Anatel mostra que 2,2 mil municípios têm velocidade máxima de banda larga inferior a 5 Mbps

por Nathália Guimarães dom, 20/05/2018 - 17:16
Reprodução Média nacional de navegação é de 14 Mpbs, segundo Anatel Reprodução

Mais de 2 mil cidades brasileiras têm velocidade máxima de banda larga inferior a 5 Mbps, número muito abaixo da média de navegação do país, que é de 14 Mbps. Os dados constam no Plano Estrutural das Redes de Telecomunicações (Pert), divulgado nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além disso, a chamada densidade da população conectada - quantidade de acessos a cada 100 habitantes - também é muito baixa no Brasil. Apesar de 13% estar um ponto percentual acima da média global, o índice do país ainda está longe de alcançar o patamar de nações desenvolvidas, que é de 30%.

O relatório também mostra que 2,3 mil municípios brasileiros não têm rede de transporte com fibra óptica. Desse universo, 54% das cidades estão no Norte e Nordeste, e 23% no estado de Minas Gerais. Ainda conforme a Anatel, embora existam 5,8 mil empresas licenciadas para operar o serviço de comunicação multimídia no território nacional, apenas três delas (Claro, Vivo e Oi) concentram 83% dos assinantes.

LeiaJá também

--> Anatel bloqueia 37 mil celulares irregulares no Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores