Facebook anuncia novidades para lucrar com o WhatsApp

Grandes empresas terão a possibilidade de oferecer suporte em tempo real através do WhatsApp

por Nathália Guimarães qua, 01/08/2018 - 15:02
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (1º) um serviço no WhatsApp que colocará clientes em contato com grandes empresas - seu primeiro produto gerador de receita no mensageiro e a única maneira de ganhar dinheiro diretamente com o aplicativo.

O WhatsApp lançou três novas maneiras de os clientes se conectarem rapidamente com as empresas - um botão de atalho para iniciar imediatamente uma conversa, a capacidade de fazer com que as companhias enviem informações no chat e suporte em tempo real.

As empresas podem responder gratuitamente aos clientes dentro de 24 horas, mas o Facebook cobrará por qualquer resposta após esse período de tempo. Ao mesmo tempo, o Facebook exibirá anúncios das companhias vinculadas ao WhatsApp.

O Facebook tem procurado maneiras de monetizar o WhatsApp desde que comprou o serviço por US$ 19 bilhões em 2014. O WhatsApp abriu sua plataforma para usuários corporativos em setembro passado.

O WhatsApp, que tem cerca de 1,5 bilhão de usuários, disse que as empresas poderão usar sua API de negócios para enviar notificações, como confirmações de envio, lembretes de compromissos e ingressos de eventos para clientes.

Finalmente, o WhatsApp também informou que pretende exibir anúncios no WhatsApp Status, que tem 450 milhões de usuários. A expectativa é que isso ocorra a partir de 2019. Juntas, essas ferramentas substituirão a taxa de assinatura de US$ 1 por ano que o WhatsApp cobrava em alguns países, mas foi extinguida em 2016.

LeiaJá também

--> Facebook e Instagram ganham recursos para controlar vício

COMENTÁRIOS dos leitores