Estudo diz que 83% dos roteadores não são seguros

Estudo recente diz que 5 de cada 6 roteadores domésticos não são adequadamente atualizados e protegidos contra problemas de segurança

por Nathália Guimarães seg, 01/10/2018 - 10:18
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O roteador de nossa casa é o ponto de acesso à internet e, com isso, um ponto de interesse especial por parte dos cibercriminosos. O problema é que nem sempre eles estão protegidos contra ataques. De acordo com um estudo recente publicado pelo The American Consumer Institute, 83% dos aparelhos deste tipo não são seguros.

O estudo diz que 5 de cada 6 roteadores domésticos não são adequadamente atualizados e protegidos contra problemas de segurança existentes. Isso os torna vulneráveis ​​a ataques e coloca em risco os dados dos usuários que os utilizam.

Segundo o relatório, a maioria dos fabricantes de roteadores Wi-Fi no mercado se recusa a atualizar o firmware do dispositivo para se proteger contra falhas de segurança conhecidas.

Os resultados do estudo não deixam dúvidas - 83% dos modelos analisados, um total de 186 roteadores diferentes, têm vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos para entrar em redes domésticas. Apenas 23 deles se mostraram completamente seguros.

Até 32.003 diferentes vulnerabilidades foram detectadas entre todos os modelos de marcas conhecidas como Asus, D-Link, TP-Link e Belkin. Isso faz com que cada roteador tenha 172 falhas de segurança em seu firmware. Sendo que pelo menos 28% delas foram classificadas como muito graves ou críticas.

O estudo completo pode ser conferido aqui.

LeiaJá também

--> Site do Firefox diz se sua senha já vazou na internet

COMENTÁRIOS dos leitores