Robô da Amazon poderá detectar se usuário está doente

Assistente virtual Alexa poderá um dia analisar a voz de uma pessoa para determinar se ela está doente ou deprimida

por Nathália Guimarães ter, 16/10/2018 - 10:07
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Amazon patenteou uma tecnologia que permite que sua assistente virtual Alexa analise a voz de uma pessoa para determinar se ela está doente ou deprimida e, com isso, vender produtos com base em sua condição física ou emocional. Segundo os documentos, o robô poderá detectar sinais como dores de garganta e tosses.

De acordo com a descrição da patente registrada nos EUA, as atualizações permitiriam que a Alexa detectasse condições físicas anormais como dores de garganta e tosses e até psicológicas como um estado emocional excitado ou triste - tudo através da voz do usuário.

"Tossir ou chorar pode indicar que o usuário tem uma anormalidade física ou emocional específica", explica a patente. Uma vez que um sintoma tenha sido determinado, a Alexa poderia sugerir possíveis remédios relacionadas às doenças suspeitas da pessoa.

No entanto, antes que esse recurso seja lançado no mercado, a Amazon teria que garantir que ele não violasse a privacidade dos usuários. A patente também não prova definitivamente que a empresa está trabalhando em qualquer um dos recursos descritos. Empresas de tecnologia registram muitos projetos incluindo produtos abortados e ideias que nunca sairão do papel.

LeiaJá também

--> Sucesso dos anos 2000, Winamp ganhará nova versão

COMENTÁRIOS dos leitores