Recife sedia torneio de robótica para estudantes

Competição incentiva jovens estudantes a investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor

por Nathália Guimarães ter, 04/12/2018 - 10:13
Divulgação/SESI Divulgação/SESI

O Recife vai sediar, nos dias 8 e 9 de dezembro, o torneio de robótica First Lego League (FLL). A competição incentiva jovens estudantes de 9 a 16 anos a investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Pelo 3º ano consecutivo, o SESI de Pernambuco foi escolhido para operar a fase regional do campeonato, que acontecerá na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Os estudantes serão desafiados a pensar como cientistas, identificar adversidades e propor soluções relacionadas ao espaço aéreo, bem como construir e programar robôs autônomos para cumprir uma série de missões.

Para isso, cada equipe – que poderá ser formada por alunos de escolas públicas ou particulares, times de garagem ou grupos de amigos – deverá ter entre dois e dez participantes com dois treinadores.

Durante a disputa, as equipes precisarão mostrar capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico através das categorias desafio do robô, design do robô, projeto de pesquisa e valores. Os competidores serão avaliados pelo desempenho através de conceitos definidos pelos juízes.

No total, 45 equipes participarão do torneio e os melhores avaliados passarão para a etapa nacional, que será realizada em março, em local a ser definido, e, por fim, os selecionados disputarão a fase mundial, que acontecerá na Europa, em maio. Todos os participantes receberão medalhas e os vencedores serão premiados com troféu.

LeiaJá também

--> Café tem robôs controlados por funcionários deficientes

COMENTÁRIOS dos leitores