Claro pede que Anatel permita franquias de internet fixa

Medida implantar franquias no acesso à banda larga fixa é proibida pela Anatel desde 2016

por Nathália Guimarães qui, 24/01/2019 - 09:43
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Claro solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a análise de modelos de comercialização da banda larga fixa. Segundo o site Teletime, a proposta se refere à possibilidade de implantar franquias no acesso, atualmente proibida por medida cautelar adotada pela Anatel ainda em abril de 2016. A Claro também é responsável pelas operadoras NET e Embratel.

Em documento enviado à Anatel, a empresa alega que as prestadoras tiveram limitada sua liberdade nos modelos de negócios, além de estarem arcando com os ônus financeiros decorrentes da medida.

De acordo com reportagem do site Teletime, a Claro acredita que a Anatel já possui capacidade de avaliar e dar sequência à análise dos impactos econômicos, jurídicos e sobre o consumidor de tal mudança no modelo de comercialização da banda larga fixa no Brasil.

A ideia das operadoras é vender planos de banda larga no modelo de franquias, com um limite de uso estabelecido - como já acontece no 4G. Caso o usuário ultrapasse a quantidade de dados contratada, a empresa estaria permitida a reduzir a velocidade de navegação ou até suspender o serviço. A estratégia de impor limites começou em 2008, nos EUA, com a Comcast.

LeiaJá também

--> Adolescentes ficam colados no celular 12 horas por dia

COMENTÁRIOS dos leitores