Queniano cria luvas que traduzem língua de sinais em áudio

Novidade foi criada por um engenheiro queniano que tem uma sobrinha surda

por Nathália Guimarães ter, 12/02/2019 - 09:43
Royal Academy of Engineering Royal Academy of Engineering

O engenheiro queniano Roy Allela, de 25 anos, criou um conjunto de luvas que permitem uma melhor comunicação entre os surdos e as pessoas que não necessariamente conhecem a linguagem de sinais. Os acessórios traduzem os movimentos da mão em áudios.

As luvas chamadas Sign-IO apresentam sensores que detectam o posicionamento de cada dedo e processam os sinais. O acessório se conecta via Bluetooth a um telefone Android e, a partir daí, aproveita a função do celular que converte texto em fala para fornecer áudios vocalizados que traduzem os gestos da pessoa.

A inspiração por trás das luvas vem da experiência pessoal de Roy Allela, que tem uma sobrinha jovem que é surda. Nem ele tampouco sua família conhecem a linguagem de sinais e muitas vezes se esforçam para se comunicar de forma adequada com ela.

"Minha sobrinha usa as luvas, emparelha com o telefone dela ou o meu e começa a gesticular. Eu entendo o que ela está dizendo", disse Roy Allela, em uma entrevista.

Suas luvas estão entre vários projetos que estão contribuindo para o crescente mercado de dispositivos de tecnologia assistiva que buscam fornecer ajuda a pessoas com deficiências e limitações específicas.

Embora as luvas estejam atualmente na fase de desenvolvimento do protótipo, elas já estão gerando bastante agitação e até ganharam alguns prêmios. O engenheiro diz que a ideia é que a invenção esteja disponível em escolas para crianças com necessidades especiais em todo o Quênia.

LeiaJá também

--> Criptografia chega aos dispositivos Android mais baratos

COMENTÁRIOS dos leitores