Conheça cinco mulheres influentes do eSports no Brasil

O LeiaJá apresenta cinco mulheres influentes no esporte eletrônico. Jogadoras, streamers e apresentadoras

por César Lui seg, 08/03/2021 - 13:14
Reprodução/Instagram Cinco mulheres influentes no mundo dos games Reprodução/Instagram

No senso comum, o mundo dos games é visto majoritariamente como masculino. Mas, só no Brasil, as mulheres são 53% do público, segundo pesquisa realizada pelo grupo Sioux, Blend New Research e ESPM.

Pensando nisso e no Dia Internacional da Mulher. O LeiaJá apresenta cinco mulheres influentes no esporte eletrônico. Jogadoras, streamers e apresentadoras. O universo do eSports é delas também.

Nyvi Estephan é apresentadora, repórter, influenciadora digital e atriz. Em 2019 foi indicada ao prêmio de melhor apresentadora gamer pela “Esports Awards”, a maior premiação de esportes eletrônicos do mundo. Ficou em terceiro, sendo a primeira mulher sulamericana indicada a categoria na história do evento.

Atualmente, Nyvi é contratada da Globo, tem um programa sobre games no canal do Youtube do Sportv e há três anos apresenta o Prêmio eSports Brasil, o maior da categoria na América do Sul.

Camila Silveira Campos tem 25 anos e é conhecida profissionalmente como Camilota XP. É atriz, apresentadora e streamer. Hoje ela é “Caster” (apresentadora) da LBFF, Liga Brasileira de FreeFire, principal campeonato da modalidade no país, batendo recordes de campeonato mais assistido via youtube do mundo.

Ela também já passou pelo Circuito Desafiante de League of Legends, a série B do CBLOL. Camilota já venceu o prêmio de personalidade em 2019, no Prêmio eSports Brasil.

Semanalmente ela faz transmissões ao vivo de jogos eletrônicos em seu canal.

Júlia Mayumi já foi jogadora profissional de League of Legends e hoje é streamer e criadora de conteúdo. Iniciou sua carreira no competitivo na INTZ, se tornando a primeira mulher a jogar o cenário profissional de LOL, onde jogou poucas partidas pela SuperLiga, torneio secundário no Brasil.

Após longo tempo na reserva, se desligou da equipe e decidiu focar apenas em streaming, que foi onde realmente se destacou. Seu carisma junto com sua habilidade em jogo, trouxe frutos e Mayumi logo foi contratada por uma das maiores organizações americanas de E-sports, a Team Solo Mid (TSM).

Além do público brasileiro, Mayumi, por sua ascendência chinesa, também é muita querida no oriente, onde transmite seus jogos na plataforma chinesa DouYu.

Além de contar com mais de um milhão de seguidores no Weibo, o “facebook chinês”. Mayumi tem canal no youtube e streama na Twitch com o user: JuMayumin.

Pamella “Pan” é ex-jogadora profissional de Counter Strike e, hoje, além de streamer, é comentarista do Circuito Brasileiro de Counter Strike (CBCS).

Mas seu talento não se limita apenas ao jogo que a consagrou, transmitindo também League of Legends, GTA RP e um dos seus quadros principais, a “PanChef”, onde prepara um prato e explica o preparo da comida para quem está assistindo. Pan tem canal no youtube e faz suas transmissões ao vivo na Twitch com o user: Pannshi.

Rafaela Tomasi é jornalista e apresentadora, já tendo trabalhado no canal da HyperX. Hoje é repórter do CBLOL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, onde entrevista e produz matérias com os jogadores e organizações do campeonato.

Sua representatividade e conhecimento sobre o jogo é de grande importância para o cenário gamer e ela é peça importante do quadro de funcionários da Riot Games.

COMENTÁRIOS dos leitores