Projeto de lei regulamenta profissão de historiador

Proposta também permite que o profissional que atue na área há mais de cinco anos e não tenha diploma também possa tirar o registro de historiador

por Priscilla Costa qua, 20/02/2013 - 20:25

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), projeto que regulamenta a profissão de historiador. O PLS 4699/12 exige que ele tenha, pelo menos, o diploma de curso superior em história. Os historiadores que tiverem mestrado ou doutorado poderão atuar como professores da disciplina nos ensinos básico e superior, em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica. O profissional também terá que se registrar na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do local onde irá atuar.



Conforme o autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), a presença desses profissionais é, a cada dia, mais solicitada em áreas tão distintas quanto turismo, indústria e cultura. No âmbito industrial, por exemplo, o deputado defende que o historiador pode trabalhar com consultoria sobre produtos que foram lançados no passado e analisar sua trajetória e avaliação sobre a viabilidade.

No caso do setor de turismo, seria contratado para elaborar roteiros. Já na área de cultura, segundo Paim, o historiador pode auxiliar fazendo pesquisas de época para produtores de teatro, cinema e televisão, quer auxiliando na elaboração de roteiros, quer dando consultoria sobre os cenários e outros elementos da produção artística.

A proposta, no entanto, permite que o profissional que atue na área há mais de cinco anos e não tenha diploma também possa tirar o registro de historiador.







Com informações da Câmara dos Deputados

COMENTÁRIOS dos leitores