Adesão ao "Mais Educação" pode ser feita até o dia 30
Procedimento deve ser realizado pelas escolas pré-selecionadas para oferecer atividades em tempo integral
Já está disponível a adesão ao programa Mais Educação. Até o dia 30 deste mês, as escolas pré-selecionadas para oferecer atividades em tempo integral devem se cadastrar, e assim, receber recursos para a compra de matéria e cobertura das despesas com alimentação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a meta do Governo Federal é atingir 45 mil escolas neste ano e 60 mil em 2014.
O dia 30 também é o prazo final para que as 32 mil escolas já participantes se cadastrem. No ano passado, o MEC fez a seleção das novas escolas para aderir ao programa, levando em consideração vários critérios, tais como unidades que nos anos iniciais do ensino fundamental ficaram com o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) abaixo de 3.5 pontos e nos anos finais abaixo de 3.9; escolas que têm entre seus estudantes, em sua maioria, filhos de famílias inseridas no programa Bolsa Família e escolas em regiões de vulnerabilidade social.
Está previsto, somente para este ano, um investimento de R$ 1,5 bilhão no “Mais Educação”. “A partir do momento que a escola opta pela adesão do Mais Educação ocorre uma transição, porque as escolas passam a ser de sete horas para todas as crianças”, frisa a diretora de Currículos e Educação Integral do MEC, Jaqueline Moll, conforme informações do Ministério.
O programa foi instituído através da Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10. De acordo com o MEC, as escolas públicas de ensino estadual, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, conforme o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento. Dentre os campos estão o pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
Veja AQUI outras informações sobre o "Mais Educação".