Senado Federal aprova criação de universidade baiana
Com sede da Itabuna, a instituição de ensino deverá atender 11 mil estudantes
O projeto de lei que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) recebeu aprovação, nessa quarta-feira (8), do Senado Federal. Agora, o texto da proposta segue para a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.
Com sede em Itabuna, a Ufesba tem em seu modelo pedagógico, além de cursos tradicionais, qualificações de bacharelado interdisciplinar, com três anos de duração, e uma rede de colégios universitários, a ser formada em diversos municípios baianos. De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), esses colégios permitirão ao estudante passar metade do curso na cidade de origem.
Ainda segundo o MEC, a previsão é que a universidade atenda mais de 11 mil estudantes. A instituição de ensino será uma das quatro novas instituições federais de educação superior implantadas com a política de expansão universitária realizada pelo Governo Federal. A princípio, a Ufesba terá campi nas cidades de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, além da sede em Itabuna.
As atividades na nova instituição de ensino deverão ser iniciadas já no próximo ano e a implantação completa deverá ocorrer no ano de 2020. As outras universidades federais que estão passando por implantação são a da Região do Cariri (UFRC), com sede em Juazeiro do Norte, Ceará; a do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com sede em Marabá, e a do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras.