A 'SuburbWay' de Casa Amarela

Uma lanchonete, com marca bem parecida com a da famosa Subway, está fazendo sucesso no subúrbio recifense. Dono da rede promete expandir o negócio pela periferia

por Nathan Santos sex, 26/07/2013 - 12:40

Povão na rua, vizinhança sentada na frente das casas, lugar onde todo mundo se conhece. Essas são algumas características de ruas de subúrbio ou comunidades. Exatamente em um dos subúrbios recifenses, um empreendimento de lanchonete chama bastante atenção. O bairro de Casa Amarela, na Zona Norte da capital pernambucana, é o cenário da “SuburbWay – Point Burg”, lanchonete especializada em sanduíches.



A marca da empresa lembra muito uma rede de franquias que faz sucesso no Brasil com seus sanduíches, a Subway. Quem olha de relance a fachada da lanchonete de Casa Amarela, muitas vezes confunde com a famosa empresa americana. Mas, um bairro tipicamente comunitário não seria o melhor endereço para a instalação de uma franquia da Subway, que prioriza localizações mais centrais e perto de estabelecimentos comerciais diversos.

Porém, é justamente no subúrbio que o empresário Adriano Vasconcelos, de 34 anos, resolveu instalar, segundo ele, o melhor ponto de vendas de sanduíches da periferia. “Escolhi o subúrbio porque eu acho que a população é mais humilde, amiga e comunicativa. Eles dizem o que está bom e o que está ruim. Em bairros mais nobres, como Boa Viagem, as pessoas são mais fechadas”, conta o empreendedor, que desde criança é morador de Casa Amarela. Há dois meses a lanchonete funciona com o nome de SuburbWay, que de acordo com Vasconcelos, não tem nenhuma relação com a marca “Subway”, e sim, é forma de mostrar aos clientes que ali tem o melhor sanduíche do subúrbio.





A empresa caiu no gosto do povo. Em todos os horários de funcionamento, seja tarde ou noite, a lanchonete é sempre bem movimentada. A clientela aprova a qualidade dos produtos, bem como os preços. Os valores variam de R$ 3 a R$ 12, e os sanduíches possuem temperos e molhos bem especiais, que muito se assemelham aos produtos de grandes empresas do segmento. “Morei oito anos na Alemanha e conheci um amigo que vendia hambúrgueres. Quando voltei ao Brasil, consegui trazer alguns temperos que dão sabor aos meus sanduíches”, relata o empresário.

O estabelecimento, cercado por casas simples e por um cenário característico da periferia, é amplo e com um visual moderno, parecido com outros pontos comerciais da área. “Quase todos os dias eu como aqui. A ideia foi ótima e os sanduíches são maravilhosos”, conta a estudante Ruamma Araújo, 18, uma das clientes do SuburbWay.









Relação de amizade

Um fato que chama a atenção de quem avalia o ponto comercial é a boa relação de clientes, funcionários e patrão. Em alguns momentos nem parece que aquilo é um ambiente de trabalho, mas sim, um local onde amigos se encontram para aproveitar uma boa comida e conversar sobre assuntos diversos.

O clima agradável é fruto de uma estratégia administrativa de Adriano Vasconcelos. Com um quadro de 12 funcionários, boa parte de sua equipe é formada por moradores da própria comunidade, ou seja, os clientes são amigos dos funcionários, o que facilita a interação entre eles.

O pedido do sanduíche não termina num “simples obrigado”. A clientela conversa com os trabalhadores sobre novela, futebol, filmes, enfim, inúmeros temas, e, depois, é hora de se deliciar com os hambúrgueres. “O atendimento é maravilhoso. Conheço todo mundo que trabalha aqui. Além disso, o sabor dos sanduíches não deixa a desejar para nenhuma MC´Donalds da vida”, opina a professora Ana Conceição Araújo, que também é cliente da Suburbway.

Expansão

A ideia do empreendedor Vasconcelos tem novos rumos. O resultado da lanchonete de Casa Amarela vem sendo tão positivo que ele já está se preparando para expandir a rede. Segundo ele, número de clientes é tão bom que não é possível mensurar quantos atendimentos ocorrem mensalmente.

Aberta de domingo a domingo, das 15h às 3h, a lanchonete fica próxima ao terminal de ônibus da linha Casa Amarela/Nova Torre. Mas, essa não será a única unidade da rede “SuburbWay”.

“Vou expandir meu negócio, sempre valorizando o subúrbio. Nos próximos dois meses, novas unidades serão instaladas, uma no bairro de Jardim Paulista e outra em Jardim São Paulo”, revela Vasconcelos. Os bairros ficam na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife, e na Zona Oeste da capital pernambucana, respectivamente.

Semelhança entre as marcas

Outro caso bem parecido com o da SuburbWay em semelhança com a Subway é de uma oficina de carros, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O nome do estabelecimento é “Marcelinho de Ouro”, que parece ser uma alusão a outro empreendimento do ramo, só que bem mais famoso, o “Martelinho de Ouro”.

Para explicar como funciona esse processo de marcas semelhantes e se judicialmente isso é legal, a reportagem do Portal LeiaJá conversou com o publicitário Diego Rocha. Ele também é coordenador do curso de publicidade e propaganda da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. Confira abaixo a entrevista em vídeo:

Serviço

Suburbway

Endereço: Rua Luiz Cezário de Melo, 185, bairro de Casa Amarela, no Recife.

Funcionamento: todos os dias, das 15h às 3h.

Contato: (81) 3268-3507























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