Sucesso da Suburbway aumenta número de clientes

Empresário responsável pela lanchonete afirma que não esperava um resultado tão positivo. Novos funcionários foram contratados

por Nathan Santos sex, 23/08/2013 - 20:45

Apreciadores de um bom sanduíche passaram a conhecer mais afundo um estabelecimento que tem um futuro promissor. Há cerca de um mês, a reportagem do Portal LeiaJá mostrou aos internautas a história da Suburbway, uma empresa que comercializa hambúrgueres e salgados no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Com foco no mercado suburbano, o empreendimento chama a atenção por ter uma marca bem parecida com a de outra empresa do segmento alimentício, mas de abrangência internacional, a Subway.

E, como todo empresário almeja o sucesso, alcançar um bom número de clientes e oferecer um atendimento de boa qualidade é primordial. Adriano Vasconcelos, de 34 anos, é responsável pelo estabelecimento e revela que não estava esperando um sucesso tão repentino. Antes da reportagem, o empresário revelou que não tinha como mensurar o número mensal de clientes. Atualmente, mesmo sem revelar quantos clientes a Suburbway atende por mês, ele afirma que houve um aumento de 30%.

“Eu não estava preparado nem para os clientes daqui. Começamos a receber contato também de clientes de outros bairros. Realmente, o atendimento passou a demorar mais e houve algumas reclamações em nossa página no Facebook”, conta Vasconcelos. Diante de tanta demanda, não atender bem a clientela poderia manchar a imagem da lanchonete. A situação precisava ser contornada o mais rápido possível, uma vez que “o melhor hambúrguer do subúrbio” estaria fadado a se tornar o mais demorado a sair.

“Tive que agir e investir. Contratei novos funcionários, depois de várias seleções, e adquiri novos equipamentos para melhorar a produção. Graças a Deus, o atendimento voltou ao normal e agora nossa meta é continuar expandindo”, relata o empresário. Entre os novos contratados está Dorina Santos, de 23 anos, que era cliente da própria Suburbway. “Deixei a academia onde trabalhava e resolvi ficar na Suburbway. Toda vez que eu vinha comprar sanduíche, percebia que havia a necessidade de mais pessoas para trabalhar”, diz Dorina.

Mônica Silva (em pé na foto), 32, outra atendente que foi contratada recentemente, está empolgada com o emprego. “Há nove anos estava desempregada. Através de amigos tomei conhecimento da vaga e sei que é uma grane oportunidade para mim”, afirma. Mirian Vieira, 43, também já conhecia o serviço da Suburbway e hoje deixou de ser cliente para se tornar funcionária. “A comida daqui é super gostosa. Por isso é que o público é sempre grande. Vou sempre procurar atender os clientes da melhor forma possível”, comenta.

De fato, após as reclamações e ações emergenciais do empresário Adriano Vasconcelos, o atendimento foi normalizado. A quantidade de clientes continua grande, porém, os pedidos voltaram ser atendidos de forma rápida. “Não há demora. A comida é muito boa e não deixa a desejar para os concorrentes”, opina o corretor de imóveis Gustavo Medeiros, 30. A também corretora Ana Paula Batista, de 33 anos , diz que guardou uma boa imagem da lanchonete. “É primeira vez que venho aqui e gostei muito. Tenho certeza que vou voltar outras vezes”, afirma.

O plano de expansão de Suburbway continua firme. Além da abertura de novas unidades em outros bairros do subúrbio recifense, a empresa vai começar um serviço de delivery em torno de 2 dias. A princípio, apenas localidades da Zona Norte serão atendidas “Depois que o serviço de entrega começar a funcionar, pretendo analisar a possibilidade de atender a outros bairros”, conta Vasconcelos.

Retomando o sucesso

Planejamento. Se existe uma palavra que deve ser levada em consideração para os empresários que almejam o sucesso esse é o termo. “O que leva muitas empresas a mancharem seu sucesso é justamente a falta de planejamento”, explica a analista de orientação empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Pernambuco, Roberta Andrade.

De acordo com a analista, é preciso que os empreendedores interliguem os setores de seus empreendimentos. “Não é possível pensar a empresa em áreas isoladas. Todos os setores devem estar ligados. Muitos erram porque investem ou fazer um esforço numa determinada área, e acabaram esquecendo de outras”, destaca. “No caso da Suburbway, provavelmente o empresário investiu em divulgação e deixou de lado a produção. Isso nunca pode acontecer”, exemplifica.

Segundo Roberta, fazer um plano de negócios é importante. Além disso, é necessário que se faça uma análise de quantos clientes se almeja atender e qual é a capacidade produtora da empresa. “Normalmente, a primeira imagem é a que fica para o cliente. Então, é muito importante que o atendimento seja bem feito”, completa.

Para retomar o sucesso, sejam em qualquer segmento empresarial, existem algumas dicas. A analista do Sebrae indica que é preciso aproveitar os horários que há uma menor circulação de clientes. “É preciso fazer uma distribuição do número de clientes. Talvez, fazendo promoções para trazer a clientela para os horários mais vagos”, frisa. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores