Saiba quais profissões devem ser mais valorizadas em 2015

Área de finanças é uma que terá destaque neste ano, segundo consultores. Crise financeira é a principal causa desta valorização

por Nathan Santos sex, 02/01/2015 - 09:53
Divulgação Profissionais precisam ficar atentos às áreas mais valorizadas para se dar bem no mercado de trabalho Divulgação

A chegada do ano novo meche com as pessoas que almejam se dar bem no mercado de trabalho. Com 2015 chegam também a esperança de um emprego melhor, oportunidades de qualificação e até mesmo um aumento salarial. Diante dessas expectativas, consultores profissionais já projetam quais as áreas de atuação que devem ser mais valorizadas este ano. Pela análise de muitos deles, os trabalhadores do segmento de finanças têm enormes chances de ter um ano profissional muito bom.

A mestre em ciências contábeis, Alessandra Brasiliano (foto), tem o que comemorar. A área de contabilidade é um das profissões apontadas pelos consultores como mais valorizadas em 2015. De acordo com Alessandra, a indicação é motivo de muita felicidade para os profissionais do setor. “É muito gratificante. A contabilidade é uma profissão que existe há muito tempo e nos últimos anos vem ganhando destaque nas empresas. Elas passaram a cuidar mais da sua saúde financeira e o contador passou a ser um profissional muito atuante nas corporações”, comenta a mestre. 

Segundo artigo do consultor empresarial Ricardo Barbosa, os profissionais precisam ficar atentos às profissões em evidência, caso eles desejem se destacar em 2015. “Muito já se fala das tendências para 2015 e, para quem está em um período de definição profissional ou de desejo de mudança, uma questão que fica é quais as áreas que oferecem melhores oportunidades no mercado de trabalho para buscar desafios diferentes”, consta no artigo. 

O texto traz um resumo das profissões que mais devem ser valorizadas em 2015. Além das funções da área financeira, conheça os outros profissionais que devem ter bons resultados neste ano:

Gerência financeira – A necessidade das empresas de reduzirem seus custos e aumentarem a rentabilidade é praticamente obrigatória, o que faz com que seja crescente a procura de profissionais com capacidade de gerenciamento financeiro, para um posicionamento estratégico.

Controladoria – Em período de crise, ter dados e saber utilizá-los é fundamental. Assim se valoriza o papel do controller, que é quem garante a qualidade das informações e sua adequada utilização, alinhando a área técnica e a estratégia do negócio.

Advocacia empresarial – Ramos específicos da advocacia, como a trabalhista e tributária, devem se valorizar, sendo que há a necessidade de uma melhor estratégia perante impostos. Também é preciso evitar problemas relacionados com funcionários, principalmente em caso de demissões.

Empreendedorismo – Períodos de dificuldades são marcados pelo aumento de pessoas que buscam novos negócios, por diversas questões, como demissões e aumento da pressão. Áreas que auxiliam esses novos empreendedores, como coach ou consultorias, devem crescer.

Marketing digital - Uma área ainda pouco explorada e que cada vez mais demonstra ter fundamental importância para as empresas, seja em relação a sites e otimização do Google, ou às redes sociais. Os consumidores utilizam mais do que nunca a rede para adquirir produtos e serviços, e esses profissionais são essenciais.

Contabilidade e consultorias relacionadas – A complexidade tributária e trabalhista do País, em conjunto com a falta de mão de obra qualificada, tem como reflexo o crescimento da procura por contadores e contabilistas, garantindo cada vez mais vagas e bons salários. O Brasil necessita de profissionais responsáveis por administrar impostos e taxas.

Recursos Humanos – A escassez de profissionais qualificados em diversas áreas de atuação faz com que o profissional de RH pense de forma mais estratégica, buscando alternativas no mercado de trabalho e opções de qualificações para os contratados.

Tecnologia da Informação – Já esteve mais em alta, chegando a ser em alguns casos supervalorizada. Mesmo assim, os profissionais de TI serão valorizados em 2015 devido aos investimentos constantes das empresas com o objetivo de melhorar a produtividade dos funcionários.

Quem também faz uma projeção das profissões valorizadas neste ano é a especialista em gestão de pessoas Sonaly Frazão. A profissional também é gestora do Núcleo de Talentos da UNINASSAU. Assista a entrevista no vídeo:

Embed:
  

COMENTÁRIOS dos leitores