Profissionais debatem desafios do jornalismo na atualidade

Bate-papo com os jornalistas Ingo Müller e Thiago Barros será na próxima terça (2), no Sesc Boulevard, com entrada gratuita

qui, 28/07/2016 - 16:34

O cenário do jornalismo mudou bastante nos últimos anos com a inclusão de novas tecnologias. Com o objetivo de refletir sobre cotidiano do jornalismo contemporâneo e seus desafios, o Centro Cultural Sesc Boulevard, em parceria com a Comissão de Jornalistas da Imagem do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA), realiza na próxima terça-feira (2), o bate-papo “O dia a dia do jornalismo na web e impresso”, com os jornalistas Ingo Müller e Thiago Barros. O evento será às 19 horas no Cine teatro do Sesc Boulevard e a entrada é gratuita.

A programação é resultado da parceria entre a Comissão e Núcleo de fotografia, que desde 2015 realizam juntos várias ações formativas voltadas para o atendimento e valorização dos jornalistas de imagem no Pará. Em 2016, a base das discussões está focada nos novos desafios do mercado de trabalho, questões como o futuro do impresso, o jornalismo na web e o hibridismo entre as técnicas e linguagens.

No segundo encontro, a ênfase será nas tendências do jornalismo em suas diversas plataformas diante das novas tecnologias. Ingo Müller, editor chefe do G1 Pará/Rede Globo, comentará as necessidades do webjornalismo e as diferentes plataformas exigidas dos profissionais. Thiago Barros, editor executivo do jornal O Liberal, vai falar sobre o funcionamento de uma redação de impresso diante dos impactos e do imediatismo da internet.

Thiago Barros é formado em jornalismo (UFPA) e mestre em planejamento do desenvolvimento sustentável (NAEA-UFPA). No jornalismo impresso há 12 anos, é editor do jornal O Liberal, onde também já atuou como repórter. Thiago é professor do curso de Comunicação Social da Universidade da Amazônia e um dos coordenadores do projeto de extensão Leiaja PA, que consiste numa sucursal do portal LeiaJa.com. Para o jornalista, a pressão da internet e das novas tecnologias sobre o jornal impresso faz com que surjam novas formas de consumo de notícias. “A questão é quando essas tecnologias surgem - foi assim com o rádio, com a televisão -, a sociedade desenvolve novas formas de relação com essas tecnologias, entre elas o consumo de notícia. A gente vive essa etapa na internet, mas isso não quer dizer que essa tecnologia vá extinguir o processo anterior, de 200 anos pelo menos, de consumo de informação pelo jornal impresso”, explica.

Ingo Müller é jornalista com passagens pela produção, edição e núcleo de rede da TV Liberal.  Coordena o G1 Pará e o Globoesporte.com desde a criação dos dois sites, há 4 anos, e em 2016 irá publicar o seu primeiro livro de ficção. Para Ingo, "a internet não pode ser vista como um mero suporte para a notícia. Não basta ter conteúdo, é preciso adequar o formato ao meio: compreender suas particularidades é tão importantes para a comunicação efetiva quanto a mensagem".

Com informações do Sesc Boulevard.

COMENTÁRIOS dos leitores