Adufepe: greve na UFPE depende de outros funcionários

Segundo a Associação, professores só ingressarão numa greve se funcionários públicos de outros setores aderirem à paralisação geral

por Nathan Santos qua, 12/10/2016 - 21:55
Victor Soares/LeiaJáImagens No ano passado, docentes também passaram por assembleias Victor Soares/LeiaJáImagens

Em assembleia realizada nessa terça-feira (11), professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram por uma nova paralisação. A categoria promete para as atividades no dia 25 deste mês, em apoio às frentes sindicais que combatem a polêmica PEC 241, que instituiu teto para gastos públicos. Entretanto, o ingresso numa greve por tempo indeterminado dependerá dos funcionários públicos de outros setores.

De acordo com a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), o principal protesto da categoria é contra possíveis cortes financeiros na educação. Em entrevista ao LeiaJá nesta quarta-feira (12), o presidente da Adufepe, Augusto Barreto, disse que ainda não foram definidas as atividades da paralisação do dia 25, mas já existe um consenso sobre a adesão a uma greve por tempo indeterminado.

“A princípio, a greve dos professores da UFPE só acontecerá se existir uma greve geral dos funcionários públicos do Brasil. Isso é consenso entre os docentes. Esse também é o pensamento do sindicato nacional, o Andes”, revelou o presidente da Adufepe.

A assembleia promovida pela Adufepe foi realizada na própria sede da Associação, no Campus Recife da UFPE, bairro da Cidade Universitária. No total, 59 professores participaram do encontro, além de cerca de 40 estudantes.  

COMENTÁRIOS dos leitores