Fórum de Inclusão destaca a quebra de barreiras em sala

Um dos objetivos do evento, promovido pela Universidade da Amazônia (Unama), foi promover debate sobre a consciência inclusiva e o papel da sociedade e da escola

por Gabriel Marques sex, 19/05/2017 - 14:09

A Universidade da Amazônia (Unama) realizou nos dias 15 e 16 de maio o primeiro Fórum de Inclusão, no campus Alcindo Cacela. O evento “Ser Inclusivo: Tornando direitos em práticas cotidianas” foi promovido pelo Núcleo de Atendimento ao Educando Especial (NAEE) e contou com uma programação voltada para minicursos em sala de aula sobre a iniciação em Libras, especificidades das deficiências, elaboração de materiais adaptáveis para pessoas especiais, acessibilidade e outros temas.

O objetivo do fórum foi discutir a diversidade social e os direitos fundamentais voltados para a igualdade e coparticipação de toda a sociedade. Durante o evento, a vice-reitora da Unama, Betânia Fidalgo, entregou o prêmio de melhor aluna para Karlena Magno, estudante de Arquitetura e Urbanismo. A estudante, que foi homenageada, é deficiente auditiva e faz acompanhamento através do NAEE da instituição.

Para a acadêmica do 7° semestre de Pedagogia Mayara Sena, que participou de um minicurso sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE), é muito importante garantir os direitos dos alunos que possuem algum tipo de deficiência. “Essa questão da integração desses alunos com deficiência na sociedade e saber assegurar que eles têm direitos que devem ser cumpridos e estou muito satisfeita de estar em uma universidade que promove um evento tão especial como este”, contou.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem qualquer barreira de inclusão, tornando plena a participação de todos os alunos, considerando suas necessidades específicas.

COMENTÁRIOS dos leitores