SJDH lança programa de qualificação para reeducandos

Serão realizados nove cursos, com um total de 2.025 vagas para reeducandos do regime aberto e livramento condicional

LeiJápor Martina Arraes qua, 19/07/2017 - 20:40
Adeilson Lima/SJDH . Adeilson Lima/SJDH

Nesta quarta-feira (19) a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Patronato Penitenciário, lançou um programa de qualificação profissional para reeducandos de Pernambuco. Serão realizados nove cursos, com um total de 2.025 vagas para reeducandos do regime aberto e livramento condicional. 

“Vamos trabalhar para fazer uma ponte entre vocês, que estão se preparando profissionalmente, e as empresas conveniadas com o Patronato para que haja a contratação do maior número de participantes possível, com a maior celeridade possível também”, pontuou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Os cursos são de Mecânica de Moto, Pedreiro Geral, Pedreiro Revestidor, Doces e Salgados, Encanador, Eletricista Geral, Eletricista Predial, Pintura Predial e Gesseiro. A ação é uma parceria da SJDH com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM). 

A ocasião também contou com uma aula inaugural do primeiro curso, o de Mecânica de Moto, para 100 reeducandos presentes. “Quando saímos do cárcere não temos muito apoio e o Patronato Penitenciário me deu a atenção e a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. O setor psicossocial também foi muito importante. Começar é difícil, mas recomeçar é mais ainda”, ressaltou uma das alunas que a identidade será preservada. 

De acordo com a Lei de Execução Penal, a assistência educacional do Estado visa proporcionar a instrução escolar e a formação profissional do reeducando. O ensino profissional deverá ser ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico. O Setor Educacional do Patronato Penitenciário ficará responsável pelo cadastramento, organização, acompanhamento e avaliação dos cursos.  

COMENTÁRIOS dos leitores