Os segredos de quem possui longo tempo no mesmo trabalho

O LeiaJá ouviu histórias de trabalhadores que estão há mais de 15 anos na mesma companhia. Profissionais acompanharam mudanças e se adaptaram às necessidades do mercado de trabalho

por Elaine Guimarães qui, 10/08/2017 - 08:18
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Swaed e Lindimar revelam segredos da boa relação no trabalho Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Na contramão da rotatividade do mercado de trabalho, manter-se por muitos anos na mesma empresa parece um desafio para muitas pessoas. A consolidação de alguns profissionais em instituições privadas revela um perfil de competência, confiabilidade e dedicação ao que desempenha.

A relação construída por meio do tempo entre patrão e empregado também passa por modificações. Muitas vezes, essa relação ultrapassa as barreiras do ambiente de trabalho e se transformam em amizade. O LeiaJá ouviu histórias de trabalhadores que estão há mais de 15 anos na mesma companhia. Histórias que sofreram e acompanharam as mudanças e se adaptaram às necessidades do universo mercadológico.

É o caso de Geórgia Rocha, que em 2017, completa 22 anos à frente do departamento financeiro de uma imobiliária no Recife. “Desde que entrei na empresa, sempre procurei entender todo processo que a movimenta, como transformar trabalho em resultado”, diz. Ela também ressalta que desempenhar o trabalho com transparência e honestidade são os princípios necessários para se manter na posição.

Durante sua jornada, Geórgia aponta que teve que se adaptar a novas tecnologias, necessidades e instabilidade do mercado imobiliário. “Com as mudanças e novas exigências, precisei mudar. Com interesse e treinamento fui me adequando às mudanças”. Após todo este tempo, ela nunca pensou em mudar de profissão ou de instituição. “Fui conquistando crescimento e confiança com o passar do tempo e tenho consciência que a confiança que a diretoria deposita em mim é fundamental para o cargo que ocupo”, enfatiza.

Quando questionada sobre a relação com os patrões, ela afirma que a mudança foi grande, pois à medida que os anos vão passando o relacionamento vai se estreitando. “Hoje não temos mais apenas a relação patrão-empregado, mas também a relação de amigos, não só com a diretoria, mas com toda família. Participo de festas dos filhos, esposa, pais”, aponta.

As memórias do início da carreira estão vivas no sentimento que a supervisora escolar Swaed Sisnando construiu pelo seu local de trabalho. Ela relembra do começo difícil, uma escola com uma pequena estrutura, que ela ajudou a pintar e expandir ao lado da gestora Lindimar Amaral.

A parceria entre as duas, que vai além do trabalho, começou em 1994. Swaed iniciou a carreira em educação como professora e, aos poucos, foi crescendo na empresa. “Muitos antes de se tornar Colégio Viver, ou seja, antes de Dona Lindimar ser gestora da instituição, eu já estava aqui. Comecei dentro da sala de aula e fui me aperfeiçoado com o passar dos anos”, relata. O Colégio fica no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Supervisora e gestora trabalham lado a lado, dividem as decisões e obrigações da escola. Dos anos de convívio, elas criaram mecanismo para manter a qualidade e afastar o comodismo, que muitas vezes, afeta a produtividade. "A gente sempre tenta proporcionar aquele estímulo para não cair no comodismo. Oferecemos cursos, palestra e novas vivências para os profissionais ques estão há tanto tempo na casa", explica Lindimar.

Quando questionadas sobre como conservar o bom relacionamento dentro e fora do ambiente corporativo, as duas são categóricas. Explicam que se deve criar um limite entre trabalho e amizade, ter respeito e não misturar os assuntos pertinentes à familia e ao trabalho. 

Embed:

Para a Diretora da empresa Lucre Recursos Humanos, Lúcia de Fátima Barros, vários fatores colaboram para a permanência e durabilidade dentro de uma mesma companhia. Esses fatores vão desde identificação pela função que desempenha à satisfação da empresa e do funcionário. "Essa relação é de mão dupla, tanto empresa, quanto profissional devem estar em sintonia", afirma.

Lúcia ressalta que as principais características do contratado permanecer por 15 anos ou mais na instituição são dedicação, disciplina, superação de expectativas e mostrar resultados positivos para o mercado. No entanto, a diretora ressalta a necessidade de acompanhar as mudanças do mercado e não se acomodar diante da estabilidade. "O profissional deve sempre buscar aperfeiçoamento, um curso para ter acesso as novas demandas e ter a perspectiva de crescer junto com a empresa", salienta. Além disso, ela endossa que para manter o funcionário na empresa, a instituição também deve investir nele, proporcionando oportunidades e novas expectativas.

COMENTÁRIOS dos leitores