De bicicleta, Seu Silvestre comercializa plantas no Recife

'Empreendedorismo verde' do pernambucano tem chamado a atenção de clientes

por Juan Gouveia qui, 07/06/2018 - 10:16
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Seu Silvestre expõe seus produtos em uma bicicleta verde Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Nascido na região da Mata Norte de Pernambuco, em Caraúba Torta, Júlio Silvestre desenvolveu seu lado calmo e de amor à vida, plantas e animais. Com uma infância comum de quem vive no campo, ele conta com habilidades no plantio, colheita e cuidado com os bichos. Frequentou a escola até a terceira série, precisou, desde cedo, ajudar a família com os custos domésticos. Aos 15 anos decidiu ir à cidade grande construir família e uma vida melhor. Hoje morador do bairro de Água Fria, no Recife, depois de 40 anos na capital pernambucana, Silvestre vende plantas nas ruas.

Entre a correria dos carros e passos apressados, Seu Silvestre tem a "companhia" de uma bicicleta verde. Orquídeas, mudas de diversas ervas, temperos e plantas colorem o cruzamento da Rua Amélia com a Avenida Conselheiro Rosa e Silva, seu principal ponto de vendas. Sob a sombra de uma árvore, o comerciante busca atenção de pedestres e motoristas com simpatia e um bom dia.

Das 9h às 13h, a bicicleta estacionada na calçada serve como prateleira para os produtos, que custam de R$ 5 a R$ 50. Para ele, a satisfação do cliente é fundamental para seu empreendimento ter sucesso. Depois de passar anos desempregado, Seu Silvestre busca complementar a renda familiar com a sua nova ideia. Pai de dois filhos, ele sustenta um jeito sossegado, ganha espaço na metrópole e conquista diversos clientes. Cerca dez mudas são vendidas por dia.

Além das vendas no comércio “verde”, o empreendedor, à tarde, percorre a cidade vendendo mungunzá. Em entrevista ao LeiaJá, Seu Silvestre compartilhou um pouco do seu dia a dia e paixão pela relação estabelecida entre os clientes:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores