Entenda como inovar de fato no mundo dos negócios

Especialistas revelam as fases necessárias para você inovar seu negócio ou empreender pela primeira vez com sucesso

por Juan Gouveia sex, 31/08/2018 - 09:05
Pixabay Especialistas detalham o conceito e passos para inovação Pixabay

Ter um negócio, seja ele grande ou pequeno, impõe uma necessidade constante de buscar soluções criativas para conquistar novos clientes e manter o seu público fidelizado. Esse processo, chamado de inovação, consiste em um conceito amplo que é a chave para ter êxito no mercado atual. Com uma ideia, o método pode se dá de diversas formas - seja ela como uma ideia inédita ou um reposicionamento de marca.

O grande desejo de entrar no mercado oferecendo novas propostas é uma das maiores preocupações de quem quer abrir um negócio. A utilização de novas ferramentas para se destacar nessa competição diária faz com que empresários busquem soluções para se adequar às diversas modificações na realidade econômica. Mas o que será inovação? Pensar no público, buscar um diferencial e oferecer um modelo de negócio diferenciado está entre as palavras chaves desse processo.

Para entender um pouco mais sobre o conceito, o LeiaJá conversou com Luz Gomes, head da Overdrives, um centro de inovação no Recife, que acolhe startups e empresas interessadas em acelerar seus negócios com ideias e propostas inovadoras.

Embed:

No espaço, uma rede de compartilhamento de ideias é criada. Para Luiz, esse é um dos centros onde as empresas devem marcar presenças. Conhecer novas propostas de inovação e entender as dinâmicas de cada negócio é o começo. "Quando se pensa em inovação é muito importante ter uma base de construção desse processo", destaca o head. Não basta ter apenas uma ideia, é necessário, portanto, entregar as soluções e entender toda a dinâmica de público para que, no final, o investimento seja positivo.

Um novo aplicativo com uma ideia criativa, uma mudança de identidade visual, uma oferta de produto segmentado e diferenciado são alguns exemplos de uma gama de inovações que podem acontecer no ambiente corporativo. Aliado à tecnologia, esse conceito ganha nova configuração. Um exemplo de inovação que conecta as pessoas é a  Musicle, uma plataforma que oferece uma ponte entre artistas e pessoas interessadas na contratação de seus serviços. Com a ideia de criar um "palco dentro da sua casa", a iniciativa foi desenvolvida por dois jovens pernambucanos. Ganhando destaque na Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a marca já é considerada com modelo de negócio inovador.

Aos 27 anos, Allison Lima, um dos sócios da empresa, destaca que o planejamento foi primordial para a criação da ideia. Segundo ele, foi necessária uma identificação de público, buscando atender às demandas deles. “Surgimos como uma solução para aqueles que desejam contratar um serviço de música e de credibilidade. Percebemos que essa era uma necessidade. O nosso serviço traz um conforto e comodidade para o solicitante. Inovamos no sentido de criar algo a fácil alcance”, pontua.

Allison Lima, sócio da Musicle, virou case de sucesso na Feira do Empreendedor - Foto: Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Partindo do caminho utilizado pela Musicle, o processo de inovação começa a partir da identificação das dinâmicas específicas do seu público, posteriormente, deve-se ajustar à realidade da empresa frente a essas necessidades. É o que defente Péricles Negromonte, analista do Sebrae em Pernambuco. Para ele, entregar essas soluções é a atitude básica e primoridal nesse processo. “Todo processo de inovação é com o intuito de aumentar o faturamento das empresas. Se o empresário ou futuro empreendedor quiser se destacar, ele deverá sobretudo identificar essas defasagens e entregar as mudanças que proporcionam essa ascensão na receita da marca”, destaca.

De fato, o sucesso se dá se o interessado seguir algumas etapas durante essa formulação de modelo de negócio. Péricles destaca que durante essa modificação é primordial realizar a fase básica de planejamento. "Não há sucesso antes se não houver um pensamento de forma coerente às necessidades do cliente", diz.

Conceição Moraes, analista do Sebrae, orienta que é importante utilizar métodos como pesquisa de público, conversa e diálogo com os clientes para conhecer a sua realidade. "A empresa ou empreendedor que não ouve seu cliente nunca vai conseguir inovar e entender as demanda dele. Existem diversas formas para chegar a esse conhecimento. Hoje, com a internet, tudo é facilitado, mas não deve se restringir apenas a um formulário virtual. Para ganhar destaque tem que se ir além", explica.

Mesmo com a crise, esse momento é considerado muito importante para a criação de novas estratégias de criação de produtos e serviços. Péricles destaca que a inovação durante a crise é a solução para estabelecer uma posição de destaque em um cenário que tende a fechar negócios. “É um desafio buscar essas novas soluções. Cabe não só a gestão, mas, também, a uma questão integrada entre a equipe. O sucesso de um empreendimento é coletivo”, complementa. 

Com as transformações digitais, surgiram novos modelos de negócios e novas formas de se adequar ao mercado. Para obter êxito nessa transição, de acordo com Conceição, o empreendedor deve buscar capacitação quando ainda não está orientado sobre a sua nova ideia. “Toda inovação quando planejada traz bons frutos. Mas quando uma empresa vai 'bem' é comum pensar o porquê disso”. A analista do Sebrae traz mais dicas no áudio a seguir:

A inovação sempre será a aliada do empreendedor. Para conquistar destaque e relevância no ambiente de negócios, o interessado deve, portanto, buscar unir a sua ideia com um intenso planejamento. "Todo negócio é direcionado a pessoas e suas necessidades. E toda a inovação deverá entender esse processo", conclui Conceição.

COMENTÁRIOS dos leitores